A TECNOLOGIA E A COMUNICAÇÃO

A Tecnologia e a Comunicação

Este texto terá como tema à relação da Tecnologia com a Comunicação. Os assuntos estão relacionados entre si e apresentam mudanças e alterações drásticas e velozes nos dias de hoje.

Falar em tecnologia é falar em novidades diárias que tem velocidade supersônica. É como se um novo computador, processador, placa ou programa fosse criado a cada dia, deixando seus antecessores como obsoletos e por um preço astronômico, com a conseqüente queda no valor do anterior. Se o novo lançamento leva mais de “um dia” para acontecer, o preço do produto mais atual acaba tendo uma ligeira queda e o anterior então, tem o preço despencado.

O grande problema dos “lançamentos” é que em alguns casos estes produtos entram no mercado e não tem uma tecnologia definida para a sua manutenção ou prevenção contra vírus ou hackers. Em outros casos a tal modernidade não tem a importância devida sendo mais uma estratégia de marketing direto, ou seja, venda pura e simples, do que propriamente a solução de todos os seus problemas em informática.

Agora falemos sobre Comunicação. É sempre bom lembrar que o primeiro jornal deste país era impresso em Londres, vinha de navio para o Brasil e levava um mês para chegar, ou seja, as notícias do jornal de junho eram conseguidas em maio e o periódico chegava em julho. Atualmente cinco minutos após qualquer acontecimento no mais longínquo lugar do mundo, uma nota é redigida e em pelo menos outros cinco minutos, ou até menos, todo o planeta tem a informação obtida. Fotografias antes enviadas por rádio foto, hoje podem ser transmitidas em tempo real, dependendo da conexão e do equipamento. Falo em fotografias, pois as imagens já são transmitidas

pelos programas ao vivo em todo o mundo, com um delay, tempo de espera entre a emissão da imagem e sua chegada no receptor de TV, de 20 segundos. Em primeira mão aviso que em menos de 2 anos, com tecnologia brasileira, estaremos resolvendo o problema do delay, graças ao estudo da UTM (Unit Transversor Mercator). Obviamente não podemos esquecer do e-mail, dos Chats, do Messenger e outros sistemas.

E qual a relação entre a Tecnologia e a Comunicação??? Se a imprensa em geral e os comunicadores se utilizam da tecnologia, se há pelo menos 15 anos o jornal US Today imprime simultaneamente, em 20 cidades americanas o mesmo jornal, porque o empresariado não pode dispor das variedades disponíveis pela tecnologia para divulgar o seu ramo???

O empresário, não importa de qual ramo pertença, tem que usar tudo que a tecnologia tem a seu favor para poder fazer aparecer o seu nome. Empresários que não tem dados de seus clientes como telefone, endereço, data de nascimento, celular e e-mail esta fadado a encontrar o seu cliente apenas no dia da compra e se ele for comprar ou utilizar o seu comércio ou ramo de serviço.

A tecnologia é um aliado que deve ser utilizado. Colocar a tecnologia em segundo plano é ver passar o bonde da história, é não montar no cavalo montado, é perder algo difícil de reconquistar.