Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Home / Blogueando / Blogueando – Esta é Caraguatatuba!!!

Blogueando – Esta é Caraguatatuba!!!

Salve Salve seguidores e apreciadores do Blogueando. De tempos em tempos não podemos esquecer onde vivemos e moramos, de onde ganhamos o nosso pão diário e de fazer parte dos mais belos recantos e encantos deste litoral. É para manter a sua memória viva que existe o CONTRA & VERSO e a coluna Blogueando.

 

Caraguá

Cidade linda e maravilhosa, encravada no Cone Leste Paulista, no Litoral Norte do Estado de São Paulo, dentro da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, onde estão incluídos, além da nossa região, a Serra da Mantiqueira.

 

Números

Caraguatatuba é a cidade mais populosa do Litoral Norte, a menor em área e mais a nova da região e que tem o segundo maior Orçamento Municipal.

 

Números 1

São mais de 115 mil habitantes, divididos em pelo menos 20 bairros e com aproximadamente 5% da população em área rural, com o restante na área urbana.

 

Números 2

É o Portal de Entrada do Litoral Norte e com o maior colégio eleitoral da região, com mais de 85 mil eleitores.

 

Números 3

Já foi considerada a cidade dos esportes radicais, por abrigar o Voo Livre, Parapente, dentre outros e o Kart. Há quem diga que temos praias para o Surf, mas são poucas e não mantêm uma constância quanto ao tamanho e volume das ondas.

 

Número 7

Quem estuda a história desta cidade percebe que há uma grande relação com o número 7 em diversos episódios e momentos, do seu nascimento ao crescimento e situação atual.

 

Desertou

Esta já foi a cidade que desertou certa vez, por causa de doença contagiosa. Segundo os livros os moradores teriam se mudado até que tudo estivesse normal.

 

Catástrofe

Caraguatatuba já foi afetada por fortes chuvas em 1967, que culminaram com a morte oficial de pelo menos 200 pessoas, mesmo que informalmente há quem diga que mais de 2 mil pessoas pereceram com a Tromba D’Agua.

 

Mar

Uma cidade que está no nível do mar, ou seja, apresenta grandes problemas quando ocorrem chuvas aliadas a maré cheia, causando inundações e alagamentos, além de deslizamentos e escorregamentos de seus morros.

 

Geologia

Em Caraguá os morros existentes são na verdade o contra forte da Serra do Mar, que estende-se por parte do litoral brasileiro.

 

Alagados

Caraguá é uma cidade onde o problema de escoamento das águas pluviais, aliado as marés cheias do mar nunca teve um trabalho direto, incisivo e definitivo para a sua solução e por causa disso, com certeza sofreremos muito neste próximo verão.

 

Nome

O nome correto da cidade é Caraguatatuba, mas os amigos e simpatizantes chamam-na carinhosamente de Caraguá. No passado houve campanha para oficializar apenas o apelido, o que não deu certo.

 

Nome 1

Para quem não sabe, o significado de Caraguatatuba tem duas versões: Caraguatá + Tuba, ou seja, abundância de Caraguatá.

 

Nome 2

A segunda versão é uma corruptela do Tupi Guarani – Curaá + Guat + Aty + Bó, ou, Enseada de Altos e Baixos.

 

Nome 3

Caraguatá, para quem não sabe é uma Bromeliácea, ou seja, uma Bromélia onde suas folhas podem produzir cintos ou bolsas e seus frutos podem ser ingeridos crus, cozidos ou assados, além de xaropes para diversos males.

 

Órfão

Esta cidade é uma das poucas que nunca elegeu um Deputado Estadual ou Federal nascido aqui ou pelo menos, com endereço eleitoral em nossas paragens.

 

Desunida

Ao mesmo tempo é uma cidade desunida, que nunca formou um bloco sério, único e local, para apoio de um candidato legislativo, seja estadual ou federal.

 

Paraquedistas

Por causa disso, divide o seu bloco político em vários segmentos, o que dá margem para captação de votos de vários candidatos, de diversas legendas e localidades, os chamados Paraquedistas!!!

 

Alterna

Caraguatatuba é uma cidade que alterna em suas administrações, linhas de ação que ora privilegiam os mais carentes, ora dão sustentação a classe e regiões turísticas.

 

Meio Termo

Incrível com que em Caraguá nunca se fez um meio termo para a administração de ambos os grupos da cidade. Leia-se os mais carentes e os mais abastados.

 

Limpeza

Caraguá é uma cidade com uma praia central onde nunca se pensou na sua limpeza e urbanização por completo. Em momento algum pensou-se numa parceria com organizações ou países que tem interesse na limpeza de uma área tão grande com tanta água salgada.

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Invicta Code