Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Home / Textos Turismo / Caraguá a Gosto perde número ao longo dos anos

Caraguá a Gosto perde número ao longo dos anos

Banda de Jazz_Caraguá a Gosto 25

O maior evento gastronômico de Caraguatatuba, o Caraguá a Gosto passou por sua 10ª Edição apresentando queda no número de visitantes. Vários são os motivos, mas o principal aparenta ser o da hora de reformular, reorganizar e para isso, em 2016 a música estará presente e será incluída na atração.

O Caraguá a Gosto é o maior evento gastronômico da cidade e estrategicamente realizado na baixa temporada, no mês de agosto, onde o morador local, turista ou veranista visita os Restaurantes, Quiosques, Bares e Pizzarias concorrentes e experimenta os pratos selecionados por cada um para concorrer. Ao final o cliente preenche uma ficha, dando nota para o prato, para o garçom, serviço e atendimento. Os melhores são premiados e os garçons sorteados também são premiados.

Este ano os premiados foram: Na categoria Bar, Bar do Hélio com o prato Malandrinha; Categoria Quiosque, Quiosque do Marquinhos com Bolinho de Feijoada; Categoria Pizzaria, D’Olivino Pizzas Artesanais com Saporito Carciofi e na Categoria Restaurante A La Carte, Kintal do Neno com Parmeggiana do Kintal.

Mas nem tudo são pratos, prêmios e flores no Caraguá a Gosto. Os números mostram uma grande queda em anos anteriores e estranhamente tiveram uma alta em 2014, para cair novamente este ano, o primeiro com apoio de Mídia Televisiva. Mais estranho é justificar a queda de 2015 na crise financeira, que teve também Obras na Tamoios e a Epidemia de Dengue, conforme também declarações do vencedor Hélio Gomes, enquanto que em anos anteriores a economia andava bem e os números foram baixos também.

 

Ano Estabelecimentos Fichas La Carte Bares Pizzaria Quiosque
2011 Dados Não Foram Fornecidos Pela Setur
2012 34 8.235 3.885 1.536 2.184 720
2013 31 6.444 3.104 1.909 937 494
2014 Não fornecido 12.800 n/f n/f n/f n/f
2015 35 7.835 4.383 1.426 1.341 685

 

Para aumentar os números e firmar o evento como referência no ramo no Litoral Norte e Região Metropolitana, a Secretaria de Turismo decidiu inovar, renovar, reorganizar e reagrupar para melhor atacar. Estas estratégias quase militares incluem apoio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e do Sebrae, além do Bourbon Street.  De acordo com o Secretário André Procópio esse “braço cultural” do Caraguá a Gosto 2016 será o Festival de Jazz e Vinhos, de 5 a 7 de agosto. Existe ainda a sugestão do CONTRA & VERSO para uma degustação popular dos pratos que irão concorrer no evento, sugestão essa considerada interessante por parte da Secretaria, mas que dependia de uma melhor discussão. Entre os participantes a idéia não foi muito bem aceita, devido a estrutura usada.

O Caraguá a Gosto é um ótimo evento e tem tudo para se manter e crescer a cada ano, resta saber se as alterações serão bem aceitas e se um estudo e uma melhor análise colocarão um fim as variações de fichas.

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Invicta Code