Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Últimas Notícias
Home / Textos Diversos / Caraguatatuba agora é nome de navio
Navio Cidade de Caraguatatuba_BR 02

Caraguatatuba agora é nome de navio

Navio Cidade de Caraguatatuba_BR 02

 

Depois de ganhar nome de rua na própria cidade como em outras deste país, Caraguatatuba agora é nome de um navio da Petrobrás – Petróleo Brasileiro S.A. . Trata-se do Navio-Plataforma Cidade de Caraguatatuba – MV 27, que servirá para as áreas de Pré-Sal da estatal do petróleo.

Caraguatatuba agora é nome de navio. O Navio-Plataforma da classe FPSO – Floating Production Storage Offloadling Unit), que traduzindo significa Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Petróleo. Este tipo de navio tem a capacidade de separar o óleo do gás e da água durante o processo de produção, armazená-los nos tanques de carga para transferi-lo para navios petroleiros, que farão o transporte até o litoral.

O navio obedeceu algumas etapas até ficar pronto. Primeiramente o seu casco foi feito na cidade de Chiba, no Japão, no estaleiro MÊS – Mitsui Engineering & Shipbuilding, a integração dos módulos no estaleiro Keppel, em Cingapura e a conclusão da integração da unidade no estaleiro Brasfels em Angra dos Reis.

O navio pertence ao consórcio que detém a concessão do campo no Bloco BM-S-9, que tem a Petrobrás com 45%, a BG E&P Brasil, subsidiária da Royal Dutch Shell pic com 30% e a Repsol Sinopec Brasil com 25%.

Após o lançamento oficial, o Navio-Plataforma Cidade de Caraguatatuba dirigiu-se para o campo de Lapa, no Pré-Sal da Bacia de Santos, entrando em operação no mês de agosto, distante cerca de 270 quilômetros da costa paulista, numa profundidade média de 2.140 metros.

Os números do navio mostram a importância do seu trabalho. Sua produção de petróleo é estimada em 100 mil barris/dia, o que representa 10% da produção do Pré-Sal no país. Serão 5 milhões m³/dia de tratamento e compressão de gás, 120 mil barris/dia de tratamento de água de injeção e 1,6 milhão de barris de óleo a sua capacidade de armazenamento. O Navio-Plataforma Cidade de Caraguatatuba tem comprimento de 337,4 metros e largura de 60 metros. A denominação veio com base na implantação da UTGCA – Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba Monteiro Lobato.

A Assessoria de Comunicação da Petrobrás não informou quando foi denominado o Navio-Plataforma e nem quem o denominou, bem como o tempo de construção, o valor total da construção e nem se houve ou haverá o lançamento de quilha da embarcação.

Navio Cidade de Caraguatatuba_BR 05

Fonte: Assessoria de Comunicação Petrobrás/RJ

Fotos: Steferson Faria

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Invicta Code