Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Últimas Notícias
Home / Coluna Política / Caraguatatuba completa 160 anos
Vista Geral Caraguá 3

Caraguatatuba completa 160 anos

Vista Geral Caraguá 3

 

Hoje é dia de Festa!!! Hoje comemoramos mais um aniversário. Caraguatatuba completa 160 anos de Emancipação Político-Administrativa com uma agenda de festividades. A data é tradicional e pró-forma, pois o dia de nossa cidade é diário, assim como o Caiçara, dono desta terra. Aproveitamos este Feriado para relacionar o aniversário de nossa bela cidade com um aniversário comum, daqueles que você é convidado sempre. Leia e veja como seria.

Vamos relacionar e enumerar os itens comuns de um Aniversário. Começamos com a casa do aniversariante, a sua família, sua vizinhança, seus parentes, amigos e convidados. A festa em si não pode ser esquecida, assim como os presentes. A hora do bolo e de apagar as velinhas é o ápice da festa. Não esqueça os salgadinhos, o refrigerante, a cerveja – para os mais velhos – o churrasco se o aniversariante assim o escolher e o pós-festa, a ressaca do final, onde sobra toda a bagunça para arrumar e os comentários que normalmente vem a seguir.

Relacionando e parodiando com Caraguatatuba poderia ser da seguinte maneira. A casa seria a nossa cidade e teria 160 anos de idade, mas atualmente tem uma família nova morando lá e tradicionalistas como são, não deixam de comemorar a data em que a residência ficou pronta para uso, aliás, várias famílias ao longo deste período comemoraram o aniversário desta habitação.

A família que ocupa a residência, como eu disse, é nova, começou a morar em janeiro, mas já ocupou o imóvel no passado, ficando pouco tempo, apenas 4 anos. Esta família tem pai, irmão, avô, avó e 2 netas, sendo aí que começa a confusão. Diz o velho ditado que “Casa onde não tem pão, falta razão”. Não é esse o caso, pois tem muito pão na casa recentemente ocupada e sobra razão. Não se sabe quem manda na casa, se é o Avô ou o Pai e tem ainda o irmão, que tenta ou pensa que manda, mas ele mora em outra casa, no mesmo quarteirão, que é tão bagunçada quanto a casa do irmão.

Como toda vizinhança, temos os vizinhos, seja de parede, seja da rua e quarteirão. Nesse ponto o problema aumenta, pois os vizinhos também querem mandar e alguns deles recebem carta branca para o mando, o que colabora para deixar a casa ainda mais tumultuada. Imagine só, tem vizinho terceiro que pede ajuda para um problema corriqueiro, um problema do cotidiano e ao chegar na casa, não sabe quem o irá ajudar, pois dependendo do assunto quem manda é o Avô ou o Pai ou ainda o vizinho Maléfico que deixam mandar. É muita gente mandando!!!.

Vista Geral Caraguá 2

E os amigos, Hum……..!!!!! Neste ponto o assunto é prato cheio. Tirando os amigos que se achavam amigos e foram descartados, pois a nova família é craque em não cumprir acordos ou promessas, tem os amigos que sobraram, ou, aqueles que mais interessavam para a nova família. Neste rol tem de tudo. Amigo impugnado na justiça que frequenta a casa e as casas vizinhas próximas a casa principal. Tem amigo que deve e a dona justa está de olho e tem os amigos, que mesmo compartilhando da casa, não são bem vistos pela família da casa aniversariante. Se olharmos bem, amigos e uma vizinhança desta todo mundo tem, não é verdade??? Mas fica a pergunta: A casa de 160 anos merece este tipo de amigo e vizinhança???.

Se eu estiver errado me corrija: Qual o amigo, vizinho ou convidado que vai a um aniversário e não fica reparando na casa do aniversariante??? Em Caraguatatuba esse item não foge a regra. Mesmo com 160 anos a casa é bonita, foi sendo reformada nos últimos anos pelo morador anterior, mas mesmo com a promessa do morador atual, continua alagando quando chove, o jardim está com mato alto e ninguém corta, não tem o remédio do dia a dia que a casa precisa, mas tem um monte de empregado, não sabe se terá reformas a altura pelos próximos anos e terá o seu escritório principal reformado e novos móveis comprados. No início do ano ninguém recolhia o lixo da casa e mesmo reclamando que o locatário anterior havia deixado dívidas, chamou diversos seresteiros para animar o local nas noites de verão. Para finalizar, o novo morador da casa inventou de convidar várias pessoas para se hospedar na casa, sem saber como irá acomodá-los ou se eles gostarão da residência.

Mas hoje é dia de Festa!!! E como tal, tem a hora do bolo e dos salgadinhos. Mesmo com a reclamação das dívidas anteriores, a palavra do momento é Fartura!!! Não faltou coxinha, empada, risólis, quibe, pão de queijo e muita bebida. O Bolo, ricamente decorado e extremamente delicioso, onde cada um quer abocanhar um pedaço maior, mais gostoso, mais doce e da maneira mais fácil, ficando o mais perto possível dele na hora do “Parabéns para Você!!!”. Imagino que em pouco tempo aquele vizinho mais humilde ou o amigo e convidado menos abastado não terá chance nem para as migalhas ou passar o dedo na tábua forrada onde o bolo foi montado.

E os presentes??? Teve de tudo; Promessas, intenções, estimativas, juras de amor eterno, declarações de cuidado, paparicações, mimos com segundas intenções, olhares cândidos, doces discursos e tudo aquilo que inebria os olhos e engana o coração. Enfim, uma festa de aniversário normal, numa casa comum com 160 anos de idade.

Vista Geral Caraguá 4

O Pós-Festa??? Ora foi igual a outras festas; Reclamações de amigos, vizinhos e convidados. Um reclamando do outro, seja porque um bebeu demais, do outro que não deu presente ou daquele que comeu mais do que 2 pedaços do bolo. Bem aí a reclamação é generalizada, pois a maioria queria comer muitos pedaços do bolo e poucos apenas tiveram este privilégio.

Essa foi a festa dos 160 anos de aniversário de uma casa chamada Caraguatatuba. Posso garantir que ela irá sobreviver, mesmo que seja aos trancos e barrancos, pois o seu alicerce e os bons vizinhos Caiçaras que na rua, no quarteirão e no bairro convivem a irão manter forte e rígida por décadas e décadas, sempre sonhando com um morador que a trate com carinho e o respeito devidos. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência!!!!!

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Invicta Code