Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Últimas Notícias
Home / Textos Diversos / Censo Religioso já cobriu 70% da região
Censo Religioso_Padre Mauro 4

Censo Religioso já cobriu 70% da região

Censo Religioso_Padre Mauro 4

 

A Diocese de Caraguatatuba iniciou em março de 2015 o Censo Religioso, programa que faz parte de um evento dividido em cinco etapas num período de cinco anos. Até o momento os Pesquisadores Missionários já cobriram mais de 70% do Litoral Norte.

A responsabilidade pela elaboração, apuração, mensuração e divulgação do Censo Religioso no Litoral Norte está a cargo do Padre Mauro José Ramos, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Igreja São João Batista, no bairro do Poiares, na zona sul da cidade.

O Censo Religioso que está sendo feito pela Diocese de Caraguatatuba faz parte de um Projeto intitulado “Construindo Comunhão”, idealizado pelo Bispo Diocesano Don José Carlos Chacorowski e que foi dividido em cinco anos, onde o Censo ocupa o ano 1. Em resumo o Censo Religioso nada mais é do que uma pesquisa de campo, onde a Diocese deseja saber quantos Católicos Romanos existem no Litoral Norte, qual a condição deles e as quantas andam suas relações e opiniões sobre a igreja.

Segundo o Padre e Coordenador Mauro Ramos a pesquisa poderia ser feita por Amostragem, onde um número de Católicos seriam entrevistados e depois de ouvidos uma média e estimativa seriam dadas englobando toda a cidade. Outra alternativa seria a de utilizar o Missionário e cobrir toda a área do município, casa por casa, rua por rua, bairro por bairro em todo o Litoral Norte. Os trabalhos tiveram início em março deste ano.

De acordo com Mauro Ramos foram capacitados e trabalham de forma voluntária, cerca de 600 pessoas em todo o Litoral Norte, numa média acima de 30 pessoas por cada uma das 18 Paróquias da região assim distribuídas; 7 em Caraguatatuba, 5 em Ubatuba e 6 entre São Sebastião e Ilhabela, sendo que a maioria é de mulheres, na proporção de 70%. Os entrevistadores capacitados tiveram instrução também do pessoal do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – em São Sebastião e do Censo da Igreja Católica. Os entrevistadores receberam como material de trabalho uma planilha, pasta, bolsa, jaleco, caneta e crachá.

Para realizar o Censo Religioso os entrevistadores estão visitando Condomínios, casas de Veraneio, Pousadas, Hotéis e os bolsões de Miséria e Drogas. Até o momento os índices de realização do Censo chegam a 78% de Caraguatatuba, 68% de Ubatuba e 78% entre São Sebastião e Ilhabela, perfazendo uma média de mais de 70% de todo o Litoral Norte. Na região alguns setores de algumas cidades já encerraram seu trabalho, como a Santo Antonio e a Santa Terezinha em Caraguatatuba e algumas localidades de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Segundo o Padre Mauro Ramos os números estão sendo aferidos e não serão divulgados de forma preliminar, mas somente quando terminar o trabalho. Ao mesmo tempo o Pároco identifica que os Católicos não estão em todos os lugares do Litoral Norte, que os enfermos desconheciam que podiam receber visitas e unção e que a maioria das pessoas se divide entre Católicos Romanos e Evangélicos, com as outras religiões ocupando porcentagens menores. Os entrevistadores foram bem acolhidos na maioria dos locais no Litoral Norte, sendo que a exceção se deu em Ubatuba, onde os Missionários foram recebidos com repulsa e agressividade em alguns bairros.

A pesquisa encerra em março deste ano e os dados de toda região estão sendo compilados em Caraguatatuba, devendo ser encerrados entre abril ou maio e anunciados numa reunião até o final do primeiro semestre. O custo aproximado desta pesquisa chega a casa dos r$ 20 mil.

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Invicta Code