reforco-pm-verao-2017-7

 

O Reforço Policial para a temporada de Verão chegou ao Litoral Norte na manhã de ontem. Em Caraguatatuba o encontro foi no Teatro Mário Covas. No total serão 702 policiais distribuídos pelas 4 cidades da região, que ficam até fevereiro. O reforço quase que duplica o contingente de policiais existentes na região.

No total serão 702 policiais assim distribuídos; 233 para Caraguatatuba, 215 para Ubatuba, 163 para São Sebastião e 90 para Ilhabela, além de 78 viaturas oriundas dos Batalhões que cederam os policiais para o reforço.

Em Caraguatatuba a distribuição obedeceu ao seguinte critério: 180 destes policiais são Soldados de segunda classe, ou seja, recém-formados na Escola de Soldados da Polícia Militar na capital e em Taubaté, sede do 5º BPM/I que estão em estágio probatório, mais 7 oficiais – maioria de Tenentes além de Cabos, Sargentos, Soldados de 1ª classe e 3 Aspirantes designados pela Academia do Barro Branco. Destaque para as 29 PFEM – Policial Feminina que compõe o grupo que será comandado pelo Capitão Assis, Comandante da 2ª Cia do 20º BPM/I – Batalhão de Polícia Militar do Interior.

reforco-pm-verao-2017-8

Quanto ao restante do Litoral Norte, segundo o Capitão Eliano, responsável pelo setor de Relações Públicas do Batalhão, a média obedece ao mesmo que foi designado para Caraguatatuba, além das 78 viaturas que serão distribuídas pela região. Dentro do reforço consta policiais para a Polícia Ambiental, patrulhamento aéreo, Polícia Rodoviária, patrulhamento a pé, em viatura, de bicicleta, Força Tática e o BAEP – Batalhão de Ações Especiais, sediado em São José dos Campos.

Segundo consta o Batalhão de Trânsito deverá estar na cidade para as costumeiras blitz e ações de pente fino, visando o respeito ao Código Brasileiro de Trânsito. Não está confirmada se equipes da Rota – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar virão para turnos alternados nas cidades da região.

Os policiais componentes do Reforço na Operação Verão 2017 são oriundos da Capital do estado, da Grande São Paulo e do interior do estado, com exceção do Vale do Paraíba e do Litoral Sul, que terá um reforço igual para aquela região. Todos os soldados de 2ª classe receberam ensinamentos durante 13 meses, divididos em 6 meses de ciclo básico e 7 meses de ensinamento específico.

A Operação Verão 2017 teve início ontem, 19 de dezembro e finaliza em 5 de fevereiro, antes do Carnaval. Para as folias de Momo o reforço virá dos Batalhões da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e de todo o contingente do Batalhão do Litoral Norte, calculado em 432 policiais. Esta estratégia se dá pelo fato do Carnaval ocorrer no final de fevereiro, ao contrário de anos anteriores, quando ocorreu no início do mês.

Todo o contingente de Caraguatatuba terá hospedagem e alimentação custeadas pela Prefeitura, assim como nas outras cidades. Os policiais receberão uniforme padrão de Verão para o trabalho, composto de bermuda, camiseta, bibico ou boné e tênis, além dos equipamentos de praxe. A média de idade dos policiais em Caraguatatuba vai de 19 a 42 anos e todos os componentes recebem um acréscimo em seus vencimentos, que não foi informado, além do abono de transferência, para a ida e a volta à região. A preleção inicial foi proferida pelo Capitão Assis no Teatro Mário Covas e a imprensa não pode acompanhar.

reforco-pm-verao-2017-9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *