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Comunicação é menosprezada em Caraguatatuba

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A Comunicação, o nome já fala por si, é a ciência de comunicar, de informar, de repassar um fato da maneira mais clara, de saber opinar, interpretar, de divulgar um ato, ação ou programa, visando a orientação, propagação ou conhecimento, seja em áudio, imagem, texto ou no campo virtual. Em suma, Comunicação é uma ciência extensa, que engloba Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e suas diversas variáveis. É uma ciência que muitos chamam de arte, mas que poucos conhecem e a maioria não dá o devido valor.

O finado comunicador Abelardo Barbosa – Chacrinha – já dizia: “Quem não se comunica se estrumbica!!!”, ou seja, sem a Comunicação você não chega a lugar nenhum. Sem Comunicação a notícia não existe, o fato de nada vale, o seu produto não vende, o seu comércio não aparece e o eleitor não te enxerga, sequer saberá de sua existência. A Comunicação está no dia a dia, a todo o momento e instante, em todos os horários e ocasiões. Se não existisse a Comunicação você não iria interagir com o próximo ou grupo, não iria namorar, comprar ou vender o que fosse, enfim, não viveria.

Entre as diversas variáveis da Comunicação destaco a mais falada no momento, o Marketing. Seja ele Eleitoral ou Político esta variável é gerenciada por um profissional específico para isso. Marqueteiro, Profissional de Marketing, Consultor de Marketing ou Consultor Político, não importa o nome da função, o que importa é a relevância do profissional e da função numa campanha política.

É através deste profissional que o candidato aparece, mostra sua cara, seus planos, ideias e opiniões. Este profissional molda o perfil do candidato, apresentando-o para o eleitor, que terá como tarefa escolher o melhor. Tudo isso que foi escrito até o momento é muito bonito, pena que não é usado, seja por falta de conhecimento do interessado, seja até pela falta de onde encontrar um profissional deste timbre e o pior, pelo menosprezo ou desdenho que o interessado tenha em ter um profissional como este em seu staff.

Do geral para o particular, as campanhas do ano passado foram o mais nítido e visível palco da falta de Comunicação neste setor. O pleito do ano passado foi o retrato vivo desta deficiência. Candidatos, sem exceção, desdenharam a Comunicação em suas campanhas, o que reflete diretamente no eleitor, que não teve um quadro real para a sua escolha em outubro. Os motivos são vários. Coordenações deficientes e passionais, a ilusão de que os gastos com este profissional são altos ou que sua sustentação de campanha, seja política ou financeira seja a solução para vencer, a sua completa ignorância no ramo e o desrespeito as orientações do Consultor, tornam o profissional de Comunicação na área do Marketing Político preterido nos quadros de trabalho de um candidato.

O resultado desta atitude é público e notório. Mensagens disformes, desconexas, erros de português e concordância, caminhos errados e contraditórios, a falta de iniciativa, o uso excessivo de frases feitas e famosas que fogem ao foco, a não massificação de informações, relatos diários e idênticos não atrativos, a mudança de slogans durante a campanha, fotografias mal feitas e preparadas e posicionamentos contrários a uma campanha eleitoral, dentre outros itens perfazem a bagunça, a verdadeira “Quizumba”, que se tornou a campanha eleitoral de 2016 pela falta de um Consultor de Marketing para cada um dos candidatos.

Infelizmente este pecado reflete diretamente no eleitor, tornando-o indeciso na escolha do voto que irá decidir os caminhos de sua cidade pelos próximos quatro anos. Triste é ver que supostos candidatos preparados desmerecem a mais linda das ciências, que é a da Comunicação. Mais triste ainda é saber que há cidades que continuam a léguas e léguas distantes do progresso, da modernização e dos conceitos atuais que a Comunicação pode trazer numa campanha eleitoral.

Ao finalizar este texto, reflita sobre o assunto e se desejar fazer uma campanha pensando em 2018 ou 2020 com base e estrutura pense nisso e contrate o mais rápido possível um profissional de Marketing para orientá-lo.

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

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