COMUNICAÇÃO INTERNA

Comunicação Interna

Temos falado muito em empresas e a Comunicação, mas o fato não se resume apenas ao que o leitor ou formador de opinião lê ou pensa do seu empreendimento. Na verdade o empresário da atualidade tem que pensar também na Comunicação Interna da sua empresa.

Quando falo em Comunicação Interna digo um canal de comunicação entre a empresa e seus funcionários, não importa quantos você tenha. Obviamente que quanto menor o número de funcionários, mais diretamente você irá se dirigir a eles, excluindo os equipamentos de praxe, como Jornal Mural, Rádio Empresa, dentre outros.

Em termos básicos a Comunicação Interna se faz com um Jornal Mural, onde você doutrina o seu funcionário quanto às conquistas e projetos da empresa. Um quadro de dicas sobre o trabalho ou informações de amenidades servirá para reduzir o stress que o dia-a-dia de relacionamento causa na relação patrão/empregado.

Algumas empresas, de maior porte e com um grande número de funcionários editam revistas e põem no ar diariamente uma Rádio e uma TV Empresa, esta última com imagens apenas no horário das refeições e na tv do refeitório.

A Comunicação Interna aproxima cada vez mais os funcionários da chefia, criando uma relação de segurança e afeição, doutrinando-o também para que a empresa seja o seu segundo lar, a sua segunda família. A bem da verdade pelo tempo de trabalho e pelo turno diário que o funcionário passa na empresa, certamente ele considerará o trabalho como a sua segunda família, a sua segunda casa. Com base nisso, nada melhor que fazer esta convivência cada vez mais agradável.

Esta aproximação na Comunicação Interna cria uma afetividade ainda maior, com o funcionário vestindo a camisa pela empresa e por seus ideais. Certa vez, no início do programa espacial americano, num domingo, o Presidente Kennedy visitava Cabo Canaveral, no Texas, quando viu uma faxineira limpando o chão e perguntou a ela. “O que a senhora está fazendo aqui num domingo?”. A mulher simplesmente respondeu; “Estou ajudando a levar o homem a Lua!!!!”.

A Comunicação Interna se faz também com torneios esportivos entre os funcionários e seus setores ou encontros mensais para os aniversariantes, bem como prêmios para os mais destacados, que pode ser anual,

semestral ou mensal. Há especialistas no ramo que destacam os cursos de aprimoramento como fator da

Comunicação Interna. Em resumo, se você não se comunicar internamente e com sucesso, não terá vitórias na sua comunicação externa.