Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Últimas Notícias
Home / Textos Diversos / Contur discute Turismo com Empresariado
Reunião Contur_0117 52

Contur discute Turismo com Empresariado

Reunião Contur_0117 52

 

O Presidente do Contur – Conselho Municipal de Turismo, o hoteleiro Rodrigo Tavano, reuniu-se na tarde da última quinta-feira – 26 de janeiro, na sede da Setur – Secretaria Municipal de Turismo e Lazer com parte do empresariado local. Na pauta um Plano Estratégico para o Turismo de Caraguatatuba.

Estiveram presentes também o vice-Presidente da entidade, o quiosqueiro e Presidente da Associação dos Quiosques Renato Lambiasi, o Secretário de Turismo Cristian Bota e o Prefeito Municipal Aguilar Júnior. Pelo menos 60 empresários estiveram presentes ao local. O Cerimonial anotou 90 presenças.

Tavano falou sobre as últimas ações em prol do Turismo local, como o Stand no Shopping Serramar, encontros regionais, Outdoor na Tamoios e a futura participação em feiras relacionadas ao setor. Uma das ações comentadas será a possível vinda de Blocos Carnavalescos de São Luis do Paraitinga, que teve o seu Carnaval cancelado devido a falta de verba para o evento.

Reunião Contur_0117 54

O principal assunto foi a elaboração do Plano Diretor de Turismo e a vinda de um Receptivo para organizar o Turismo na cidade. No Plano Diretor está incluída uma pesquisa para traçar o Perfil do Turista que visita a cidade, fator imprescindível para traçar um caminho com vistas a uma melhora do setor.

A união entre grupos foi a base das declarações durante a reunião. Tavano observou que Quiosqueiros, Restaurantes, Postos de Gasolina, Bares e Hotéis dentre outros devem se unir para melhorar o Turismo e dar um fim a Sazonalidade no setor que já se tornou tradicional na cidade.

Uma parceria com o São Paulo Convention Visitors Bureau e a profissionalização da mão de obra foram outros temas discutidos entre os presentes. Sobre mão de obra Tavano citou o caso de uma Sorveteria que teria oferecido um sabor para degustação, mas que ele deveria abrir a palma da mão para prova-la, visto que a pazinha tinha um custo.

Num rápido discurso o Prefeito também sinalizou que o Turismo só irá ter sucesso se houver a união do empresariado.

O Turismo em Caraguatatuba é a mola mestra para o fortalecimento da economia local, mas tem sido colocado em segundo plano nos últimos 30 anos. Para iniciar o orçamento da pasta é tão pequeno que poderia ser levado no bolso do Secretário durante todo o ano. A Sazonalidade é o grande problema do setor, que vive com movimento de Turistas durante 2 meses durante o ano, amargando prejuízos e mantendo um nível de desemprego de grande porte. A falta de investimentos do Poder Público no setor é outro impasse que emperra qualquer avanço, pois pedir união do empresariado sem a devida contribuição do Executivo é o que o dito popular chama de “Dar murro em ponta de faca”. A esperança é que o Plano Diretor e a Pesquisa de Perfil sirvam para impulsionar e dar maiores esperanças para uma área de grande valia e pouco apoio.

Reunião Contur_0117 57

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Invicta Code