Educação é com os Pais

Pais Educadores

Velhos Ditados definem bem o que é Educação: “Este teve berço!!!” ou então “Este teve berço de Ouro!!!”. Excetuando o fino trato e falando da Educação Básica, este é um dever dos pais das crianças que no futuro irão dominar este país.

Lembro quando a vida era mais calma e tranqüila e as famílias tinham chance de se reunir a mesa para o café, o almoço e jantar e isso de segunda a segunda. Mesmo concordando que os tempos mudaram e que precisamos nos adequar, algumas questões não podem ser colocadas de lado.

O dever de educar os filhos cabe única e exclusivamente aos pais ou responsáveis e devem incluir todos os quesitos necessários para que passem de crianças para jovens e destes para cidadãos adultos que possam enfrentar o dia-a-dia da sociedade, seja na vida social como no ambiente de trabalho.

O que hoje acontece é a simplória falta de tempo destes pais, envolvidos no corre-corre da vida diária, de dedicar tempo e experiência ao ensino da Educação para seus filhos e como lhes falta o precioso tempo, automaticamente há o repasse desta responsabilidade para a escola e os educadores de cada cidade.

Esta atitude, mesmo errada no meu ponto de vista é bem recebida por alguns educadores, que no final das contas acabam nem repassando o ensinamento dos livros e muito menos o trivial da gentileza humana.

Pais, pensem bem: Qualquer tempo gasto para educar seus filhos resultará em filhos educados e sociáveis, dando mais tempo para que os professores ensinem o que tem nos livros.