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Funcionário mal orientado gera problemas na empresa

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Informação é tudo na vida. Uma informação errada ou mal dada gera problemas difíceis de resolver, que terão um alto custo e sem certeza de que será solucionada. Acima de tudo, Comunicação Interna é prioridade para o funcionamento de um órgão ou empresa e para o atendimento ao público.

São vários os exemplos. Quantas vezes você pagou aquela conta atrasada e o serviço de cobrança continua te cobrando??? E quantas vezes o Marketing te oferece um serviço que você disse ter recusado na primeira tentativa??? Geralmente é falta de uma atualização nas listagens dos clientes consultados, aliado a famosa “meta” dos funcionários que os superiores perseguem e obrigam a realizar.

E quando você chega numa Secretaria de Saúde e pergunta se um exame é feito no prédio tal e no andar tal e o funcionário que te atende não sabe dizer??? Você consegue ficar tranquilo quando outro funcionário, que não participou da conversa, ouve e lhe dá a informação correta. E quando você precisa pegar uma guia de consulta num balcão e o documento não está??? Isso gera uma preocupação medonha que só se resolve quando usam o interfone e o documento aparece, vindo de um corredor e nas mãos de outro funcionário.

O pior acontece quando um departamento do setor onde trabalha mudou de endereço e não avisam aos funcionários, ou para piorar, o funcionário não presta atenção na mudança e fica sem responder. Além da Comunicação Interna, primordial nestes casos a falta de dedicação dos funcionários é um problema que pode gerar um grande prejuízo.

Quantas vezes você foi a um Restaurante, pede algum prato, o garçom anota e retorna um minuto depois, dizendo que hoje não o servirão, pois houve problemas na compra dos produtos??? Aí você imagina que ou o garçom não foi até a cozinha saber a quantas anda o cardápio de hoje ou foi o cozinheiro, que não chamou o gerente para informar que não tem filé ou aquele peixe ou acompanhamento. Se houver erro me diga, você já não foi vítima do mesmo garçom que não sabia dar detalhes sobre o prato do dia, especial da casa ou destaque do Chef???

Para finalizar, quando você liga para determinado lugar, pede para transferir para um setor ou funcionário e a chamada cai em lugar errado??? Ou quando cai no ramal citado ou escolhido o funcionário responde que não é o setor que você procura???

A situação é simples e pode ser contornada de forma prática e rápida. Todo início de turno, expediente ou troca de funcionário deve haver a devida atualização das informações internas, seja por Jornal Mural, Memorando, Mensagem via Intranet ou simplesmente uma reunião de equipe antes do início do trabalho, pois informações erradas ou mal dadas geram um prejuízo de imagem de dimensões desproporcionais, que levarão tempo e custo para contornar e resolver que nunca serão totais. Pense nisso. O custo de manter uma boa comunicação interna é menor do que o preço para resolvê-la quando surgir um impasse.

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

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