Funcionário mal orientado gera problemas na empresa

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Informação é tudo na vida. Uma informação errada ou mal dada gera problemas difíceis de resolver, que terão um alto custo e sem certeza de que será solucionada. Acima de tudo, Comunicação Interna é prioridade para o funcionamento de um órgão ou empresa e para o atendimento ao público.

São vários os exemplos. Quantas vezes você pagou aquela conta atrasada e o serviço de cobrança continua te cobrando??? E quantas vezes o Marketing te oferece um serviço que você disse ter recusado na primeira tentativa??? Geralmente é falta de uma atualização nas listagens dos clientes consultados, aliado a famosa “meta” dos funcionários que os superiores perseguem e obrigam a realizar.

E quando você chega numa Secretaria de Saúde e pergunta se um exame é feito no prédio tal e no andar tal e o funcionário que te atende não sabe dizer??? Você consegue ficar tranquilo quando outro funcionário, que não participou da conversa, ouve e lhe dá a informação correta. E quando você precisa pegar uma guia de consulta num balcão e o documento não está??? Isso gera uma preocupação medonha que só se resolve quando usam o interfone e o documento aparece, vindo de um corredor e nas mãos de outro funcionário.

O pior acontece quando um departamento do setor onde trabalha mudou de endereço e não avisam aos funcionários, ou para piorar, o funcionário não presta atenção na mudança e fica sem responder. Além da Comunicação Interna, primordial nestes casos a falta de dedicação dos funcionários é um problema que pode gerar um grande prejuízo.

Quantas vezes você foi a um Restaurante, pede algum prato, o garçom anota e retorna um minuto depois, dizendo que hoje não o servirão, pois houve problemas na compra dos produtos??? Aí você imagina que ou o garçom não foi até a cozinha saber a quantas anda o cardápio de hoje ou foi o cozinheiro, que não chamou o gerente para informar que não tem filé ou aquele peixe ou acompanhamento. Se houver erro me diga, você já não foi vítima do mesmo garçom que não sabia dar detalhes sobre o prato do dia, especial da casa ou destaque do Chef???

Para finalizar, quando você liga para determinado lugar, pede para transferir para um setor ou funcionário e a chamada cai em lugar errado??? Ou quando cai no ramal citado ou escolhido o funcionário responde que não é o setor que você procura???

A situação é simples e pode ser contornada de forma prática e rápida. Todo início de turno, expediente ou troca de funcionário deve haver a devida atualização das informações internas, seja por Jornal Mural, Memorando, Mensagem via Intranet ou simplesmente uma reunião de equipe antes do início do trabalho, pois informações erradas ou mal dadas geram um prejuízo de imagem de dimensões desproporcionais, que levarão tempo e custo para contornar e resolver que nunca serão totais. Pense nisso. O custo de manter uma boa comunicação interna é menor do que o preço para resolvê-la quando surgir um impasse.

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