História e Turismo; Uma dupla invencível

historia-e-turismo

 

História e Turismo são assuntos distintos??? Pode haver relação entre a História e o Turismo??? Como conciliar fatos do passado com o entretenimento da família??? Se esta relação for cabível, pode ser aplicada em Caraguatatuba???

Turismo é o meio tradicional de toda pessoa e família que deseja passear, conhecer novos lugares, novas culturas, novos povos e seus costumes. O Turismo serve para o descanso, o lazer e o entretenimento. A periodicidade no Turismo depende de suas posses e pode variar de uma viagem internacional por ano a várias pequenas viagens a localidades próximas de sua casa nos feriados prolongados.

O que é História??? Em resumo é o estudo do passado, a conscientização do presente e a conjectura do futuro. Através da história aprendemos a conhecer o desenvolvimento de povos e nações, suas guerras e conquistas, seus principais erros, suas principais obras. Graças a história podemos saber o que fazer, como proceder, onde atuar para não errar como no passado erraram.

Mas de que maneira podemos aplicar tudo isso em Caraguatatuba??? A cidade tem como principal identidade o Turismo e como produto desta identidade temos os recantos paradisíacos, as belas praias, a baía da praia central e suas tradições. A bem da verdade Caraguatatuba em termos de Turismo pode ser dividida em o que existe, o que precisa ser criado e o que precisa ser modernizado.

Na categoria “O que existe” podemos catalogar as praias e alguns recantos, como a Lagoa Azul, a Pedra do Jacaré, Pedra da Freira e a Pedra do Sapo. Quanto ao que “Precisa ser Criado” devemos falar no Teleférico, Aquário Municipal, Fazenda dos Ingleses, Rituais e Festas dos Pescadores Artesanais, dentre outros e “O que precisa ser modernizado” eu classificaria o profissionalismo do turismo, o final da sazonalidade e do provincianismo da cidade como um todo, além de festas como o Festival do Camarão e o Caraguá a Gosto.

Para provar a nossa tese temos alguns exemplos espalhados pelo país e pelo mundo que comprovam a relação e a solidez entre os temas. A Torre Eiffel é a prova viva da Feira Mundial que deixou a magnífica obra aos Franceses. O Cristo Redentor e a Estátua da Liberdade são presentes feitos por artistas Franceses ao nosso povo e aos Americanos. O Catetinho é uma casa de madeira onde Juscelino kubitcheck dava expediente quando ia verificar as obras da futura Brasília. A Casa do Imigrante, a Estação da Luz e os vários museus existentes são prova disso. Em Londres várias estátuas de bronze foram feitas de canhões Franceses capturados em batalha. O Memorial Lincoln é uma homenagem ao estadista Americano. Na entrada do Porto Pérola (Pearl Habor), no Havaí, existe o Memorial ao Arizona, que nada mais é do que uma homenagem aos mais de 2 mil marinheiros mortos no ataque Japonês em 1941.

Vendo o perfeito entrosamento entre História e Turismo pelo mundo afora, devemos perguntar se poderíamos aplicar o mesmo aqui em Caraguatatuba. Penso que com dedicação, interesse comunitário e a verba necessária podemos fazer igual e até melhor. Cultuar a puxada de rede na Praia do Centro, a Salga do Peixe, a elaboração do Azul Marinho, a confecção de uma rede dentre outros. Revelar e mostrar aos Turistas a vida na cidade, revelando detalhes do passado, como a reconstrução da fachada do Hotel Binóca, o caminho da Banana, da plantação até o Porto onde era, depois de separada e selecionada, empacotada, embarcada numa Chata e levada até a Baía, onde um cargueiro levava até a Inglaterra. A vizinha São Sebastião é prova viva da relação entre História e Turismo, com a preservação dos prédios históricos e o detalhamento de como era feito no passado, através de recortes e proteção em vidro. Alguns detalhes referentes a Catástrofe de 1967 faria com certeza, parte integrante deste dueto de sucesso na cidade.

Como se observa, temos tudo que precisamos para formar uma longa e frutífera parceria, basta apenas conscientizar e dar o apoio necessário para incrementar isso, pois as riquezas se findam, mas os serviços e os costumes nunca irão terminar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo