Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Últimas Notícias
Home / Textos Turismo / Novo Presidente da Contur fala na necessidade de investimentos no setor

Novo Presidente da Contur fala na necessidade de investimentos no setor

Rodrigo Tavano_Pres Comtur 2016_2017 51

 

O novo Presidente da Conselho Municipal de Turismo – Contur, Rodrigo Tavano, tomou posse no mês passado e já fala em mudanças para alavancar o setor na cidade. A falta de maiores investimentos na pasta e de um Receptivo estão em suas prioridades.

O Contur é formado pelos membros Rodrigo Tavano, presidente – Presidente da Associação de Hotéis e Pousadas, Renato Ferraz de Melo Lambiasi, Vice-Presidente – Presidente da Associação de Quiosques, Marcelo Suckow Barrozo de Oliveira, secretário – Agente Administrativo da Secretaria de Turismo e Maria Flávia Zanchetta, secretária adjunta do conselho – Representante da Associação Comercial, além de outros 11 membros titulares e mais 15 membros suplentes. Esta atual diretoria que foi indicada pelos membros e nomeada pelo Prefeito Antonio Carlos tem mandato para o biênio Julho 2016 a Julho 2018.

O novo Presidente diz estar aprendendo a respeito do trabalho do conselho. “A diretoria anterior não estava sendo atuante nos últimos tempos. Somos o órgão mais importante que existe numa cidade Turística e vamos trabalhar com a Setur – Secretaria Municipal de Turismo para fortalecer o setor na cidade e para isso, estou aprendendo mais sobre o conselho”, disse. Tavano frisa que não tinha pretensão de assumir o cargo, mas foi “intimado” pelos membros para assumir. “É você ou você!!!”, frisou.

O Conselho é formado por membros de diversas instituições ligados a iniciativa privada e ao Poder Público, como Prefeitura, Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança, Associação Empresarial e Comercial, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, Associação dos Engenheiros e Arquitetos, Imobiliárias e os Shoppings da cidade.

Tavano ressalta que há muito o que fazer pelo Turismo na cidade, pois considera Caraguatatuba uma cidade estruturada, porém muito fraca no que tange a pasta. As atribuições do Contur será o apoiar, criar, vetar e dar continuidade nas ações de Turismo na cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e consequentemente, com a Prefeitura Municipal.

Um dos grandes problemas para alavancar o Turismo vem da falta de um perfil detalhado do Turista que visita a cidade nas férias de Verão e Inverno e Feriados prolongados. Tavano pretende estender formatando o perfil também do Veranista e salientou que a Secretaria de Turismo está realizando esta pesquisa há cerca de 4 meses. É através do perfil obtido em pesquisa que se conhece os gostos, os gastos e um retrato fiel de quem nos visita em busca de lazer.

O Presidente do Contur afirma que os maiores problemas do setor na cidade vem da falta de um Receptivo e de maiores investimentos na divulgação do município. “Sem Receptivo perdemos muita venda, tanto no Turismo interno como externo. As agências não conseguem trabalhar com Caraguatatuba por falta de um Receptivo”, conta. O provincianismo e o amadorismo na Prestação de Serviço ligado ao Turismo é outro dos grandes problemas para resolver na cidade e na opinião de Rodrigo Tavano o assunto está sendo resolvido. “Temos vários empreendimentos na cidade de administração familiar e isso os torna amador na maioria das vezes. A Prefeitura e o Sebrae vem tratando de mudar isso com o ‘Empreender Caraguá’, que está alterando essa identidade amadora”, frisou.

Para Tavano é necessário profissionalizar, inserindo funcionários que falem inglês e cardápios em inglês, espanhol e braile nos estabelecimentos que se relacionem com o Turismo. “Estive com um turista estrangeiro no meu hotel que não conseguiu beber uma cerveja na Cocanha e na Mocóca, pois ninguém conseguiu entender a sua solicitação. Ao final ele gastou na minha Pousada, mas garanto que sairá da cidade falando deste problema de atendimento”, enfatizou.

Tavano elogiou os eventos do Calendário de Turismo na cidade e pensa que há necessidade de fortalecê-los, mas frisa que a falta de divulgação ainda é mais importante. “Se a cidade fosse melhor divulgada não precisaríamos de tantos eventos, a exemplo de outras cidades”, disse ressaltando que com mais divulgação através de ações maciças de Marketing, aliado a estrutura da cidade e suas belezas naturais seriam o principal atrativo e a solução para terminar com a Sazonalidade no Turismo.

O Conselho de Turismo deve se reunir com o Prefeito Antonio Carlos até o dia 26 de agosto, para expor seus planos e idéias a respeito da pasta, mas sabe da dificuldade da audiência devido a ser ano eleitoral. Para alavancar o Turismo é necessária verba para os investimentos. Tavano defende uma união de forças. “A verba necessária deve vir da união de forças. A Prefeitura pode ajudar muito e podemos remanejar as verbas existentes para conseguir isso”, disse.

Por ser uma cidade turística e obviamente, ter como essência o Turismo, Rodrigo Tavano vê como prioritária a criação de um Receptivo, que possa buscar e levar o turista ao Aeroporto, fazer passeios e visitas as cidades vizinhas, translado para hotéis e restaurantes, dentre outros. “Hoje você não encontra pacotes de Turismo para Caraguá em operadoras como a CVC por não haver um Receptivo, apenas diária de hotel. Precisamos urgentemente montar um Receptivo de Turismo na cidade”, aponta. Para debater sobre o Turismo na cidade o Contur estará se reunindo todas as terças-feiras de agosto e a cada 15 dias a partir de setembro a fim de colocar a casa em ordem.

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Invicta Code