Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Últimas Notícias
Home / Textos Empresariais / O Funcionalismo e a Comunicação

O Funcionalismo e a Comunicação

O Funcionalismo e a Comunicação

No início veio a dúvida, o que escrever para uma classe lutadora, sofrida e por muitas vezes achincalhada de críticas. Com base na minha especialização ligada ao Marketing, Assessoria de Imprensa e Gestão da Comunicação poderia eu ligar os servidores com a comunicação? Claro que sim!!!

Pelo lado da Comunicação Empresarial, se colocar os Servidores Municipais como a linha de frente do atendimento e estes, com legítimos representantes da imagem da entidade, no caso Prefeituras, Governos Estaduais e o Federal, certamente poderemos relacionar os funcionários com a Comunicação.

A classe dos Servidores Públicos Municipais, assim como todos os funcionários públicos, são vistos por muitos como lutadores e batalhadores, mas por outro lado, por uma grande maioria, como uma classe desprovida de conhecimento do próprio serviço, de vagabundos e aproveitadores do dinheiro público. Mas será que isso é verdade??? E se for verdade, seria culpa do próprio servidor e não de seus superiores??? Pois bem, este será o tema do nosso texto.

Na Comunicação Empresarial a imagem da empresa está intimamente ligada ao atendimento, aos funcionários e seus afazeres, decisões e linha de trabalho, ou seja, uma tomada de decisão errônea, um mau atendimento ou uma ação desastrada colocam em xeque a imagem e a credibilidade da empresa. Para dirimir isso é necessário que o Servidor Público esteja munido diariamente de muita paciência, calma, atenção, um preparo e equilíbrio emocional dos maiores. Antes de tudo o atendimento é feito com atenção, paciência e um feeling todo especial para entender e conhecer o cliente, no caso o contribuinte, sabendo atendê-lo da melhor forma possível.

Muitos vêem os erros do servidor como uma falha própria dele, mas poucos enxergam que boa parte dos erros vem de seus superiores. Ordens não coordenadas, mensagens diferentes para servidores do mesmo setor, a falta de um briefing e atualizações diárias das ordens e ações levam o Servidor Público, seja ele municipal, estadual ou federal a ter o seu nome no fracasso e consequentemente o nome da entidade no lixo.

Mas como consertar tudo isso??? Ou melhor, como fazer a sua parte e livrar-se do estigma de ser mais um vagabundo que come o dinheiro público pela moleza??? A melhor dica é exigir de seus superiores atualização de ordens e ações diariamente. Uma reunião 30 minutos antes do início do expediente evita atropelos e falhas de trâmite nos processos e decisões. Não custa nada um memorando a ser distribuído por seu chefe sobre como deve agir em determinado caso. Seja paciente, atencioso, educado, trate o contribuinte como se fosse seu pai ou mãe, entenda que ele está ali para resolver uma questão que poderia ser a sua, o seu problema.

Agora, você Servidor deve pedir atualização diária de ordens e ações pelo menos uma vez por semana antes do expediente aos seus superiores, memorandos toda vez que as ordens forem modificadas e a padronização das ordens para os servidores do mesmo setor, pois não há nada pior do resolver a questão A para o Zé e não resolvê-la para o Antonio. Neste caso o servidor não deve pestanejar e afirmar que esta decisão partiu da chefia e não dele próprio, pois de nada adianta ajudar um amigo, prejudicar um contribuinte para proveito próprio, se no final quem irá ficar com uma mancha será o funcionário e a instituição.

Servidor!!! Lembre que você representa a instituição e como linha de frente, deve mantê-la com a moral alta e o nome em voga, evitando prejuízos que podem recair sobre você.

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

Criado por Invicta Code