Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Home / Textos Diversos / Os Ciganos estão de volta!!!

Os Ciganos estão de volta!!!

ciganos-em-caragua-2016_4

 

Passados 14 meses após a publicação do texto que resultou no maior número de Visualizações da história do Site de Notícias CONTRA & VERSO, tornando-se o segundo mais visto num só dia o assunto retorna. Os Ciganos estão de volta a Caraguatatuba e causaram problemas na tarde do dia 7 de dezembro – quarta-feira, na Praça Dr. Cândido Mota, no centro da cidade. Sobre estes seculares nômades há informações contraditórias.

Segundo informações veiculadas nas Redes Sociais, um grupo de Ciganas abordou um homem próximo a Igreja Matriz de Caraguatatuba com o intuito de ler a sua mão e após pedirem um donativo, o tal homem dirigiu-se até um bar próximo para pagar um salgado as Ciganas. Em seguida as supostas Cartomantes investiram agressivamente contra o homem, chegando a lhe retirar parte do dinheiro que continha na carteira. O caso gerou um certo tumulto, com a necessidade de chamar a Polícia Militar, que ao chegar, nada encontrou, pois as Ciganas/Cartomantes já teriam se evadido.

ciganos-em-caragua-2016_2

Como se vê nas fotos estas Ciganas modificaram tanto a vestimenta como a abordagem, agora com a venda de Panos de Prato, mas sempre pedindo para ler a mão do primeiro desavisado inexperiente que encontram. Normalmente os Ciganos se apresentam com saias longas e coloridas ou vestidos exóticos, contendo brilho e outros adereços. Reza a tradição que os Ciganos costumam vir para Caraguatatuba entre outubro e janeiro, montando acampamentos sazonais em grandes áreas da cidade.

Os Ciganos são conhecidos também como Roma, que significa homem e são oriundos da Índia, Península Ibérica, Alemanha, Europa Centro-Oriental, Reino Unido, dentre outros. A principal tribo que veio para o Brasil é a Calon, que tem suas bases na Espanha, Portugal, Turquia e Grécia e aqui chegaram no Século 16, na sua maioria deportados de Portugal. Calcula-se que existam cerca de 15 milhões de Ciganos no mundo, sendo 800 mil aproximadamente apenas no Brasil.

ciganos-em-caragua-2016_1

Esta é a segunda vez que o Site CONTRA & VERSO aborda o assunto Ciganos. Em 22 de outubro de 2015 uma Foto Legenda abordou a visita destes nômades a cidade, dando as devidas orientações sobre cuidados quanto a interação com eles. Esta Foto Legenda rendeu críticas e ameaças de grupos de Ciganos, dos Direitos Humanos e da Igualdade Social quanto ao conteúdo da publicação, resultando no mês de janeiro de 2016, apenas no dia 9, 936 visualizações, o segundo maior número de visualizações do Site, e durante todo o referido mês, 2.310 visualizações, com um total de 2.568 até ontem.

O assunto gerou informações controversas. Segundo as Redes Sociais os Ciganos tem um acampamento fixo na zona sul da cidade, onde volta e meia ameaçam e agridem as pessoas daquela localidade. Esta informação não é confirmada pela Polícia Militar, pois de acordo com as fontes, nada encontrou de errado quando chegou para a ocorrência no dia 7. Ao mesmo tempo a fonte policial diz que não há acampamento fixo na zona sul, mas sim temporário, geralmente no final do ano.

ciganos-em-caragua-2016_3

Ainda sobre as Redes Sociais os comentários eram dos mais diversos. Enquanto algumas pessoas se apresentavam como defensores do Povo Cigano a grande maioria destilava opiniões contrárias e pesadas quanto aos membros desta tribo nômade e suas ações. Há relatos que versam sobre Ciganos que no intuito de ler as mãos dos desavisados, tentam lhe arrancar anéis e alianças. O que mais se estranha é o fato destes Ciganos não se apresentarem mais com suas roupas tradicionais, o que leva a crer que possam ser um grupo de falsários, que se passando por Ciganos, agem com práticas criminosas.

Em Fevereiro deste ano, após as críticas e ameaças sofridas pelo Site, a Reportagem encontrou um novo grupo de Ciganos no centro de Caraguatatuba e ao perguntar de qual tribo são originários, simplesmente as mulheres não sabiam responder, dizendo apenas “Somos da Bahia”, o que reforça ainda mais a tese de serem um grupo de falsários. Pelo sim e pelo não, o CONTRA & VERSO orienta os cidadãos a não aceitarem leituras de mão ou qualquer contato que possa resultar em problemas ou prejuízos como o que foi documentado na tarde do dia 7. No fechamento deste texto recebemos fotos e a informação que outra dupla de Ciganas entrou num bar localizado no centro da cidade, próximo a Igreja Matriz e com o dinheiro do donativo dos transeuntes desavisados, pediram bebida alcoólica e serviram também para as crianças que estavam com elas.

ciganos-em-caragua-2016_5

 

Fotos: Redes Sociais

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Invicta Code