Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Últimas Notícias
Home / Coluna Política / Os deveres do Eleitor para com a Câmara Municipal
camara-caragua_tumulto-77

Os deveres do Eleitor para com a Câmara Municipal

camara-caragua_tumulto-77

 

A partir de 1º de janeiro de 2017 terá início uma gestão, tanto na Prefeitura como na Câmara Municipal de Caraguatatuba. É como começar do zero, tudo de novo, tudo novo, as mesmas tradições, os mesmos acontecimentos de praxe. Na verdade é o melhor momento para começar com o pé direito, fazendo melhor do que você fez na gestão passada, fazendo o que você não fez no mandato anterior.

Esse texto é direcionado especificamente ao Eleitor, Contribuinte, morador local, seja de longa data ou de pouco tempo, que vive na cidade, convive com o seu dia a dia, seus problemas, que paga seus impostos e busca diariamente melhorias para a sua vida, solicitando sempre uma melhora na qualidade dela.

Primeiramente lembre em qual Vereador você votou em outubro deste ano. Se ele ganhou a eleição, Parabéns!!! Procure saber o telefone dele, onde mora e quais locais ele frequenta, para quando precisar vê-lo e falar com ele, saberá onde encontrá-lo. Agora, se o seu candidato a Vereador perdeu a eleição, Paciência!!! Escolha um Vereador para chamar de seu e faça o mesmo procedimento, pois todo eleitor precisa ter um Vereador, para solicitações, reivindicações e requisições da sua família, da sua rua, do seu bairro e comunidade.

Após este primeiro passo vem o mais importante. Cobrar do seu Vereador uma atitude clara, honesta, transparente e defensora dos interesses da comunidade sempre zelando pelo bom uso do dinheiro público. Para que isso ocorra são necessários algum trabalho e esforço que faz parte do dever e obrigação de todo bom contribuinte. Iniciando, esteja sempre a par do que ocorre na Câmara, cobrando tanto do Legislador os últimos acontecimentos, como da própria Câmara uma linha direta informando diariamente o eleitor sobre tudo que acontece.

Sabendo de tudo que acontece na Câmara, você poderá participar das Audiências Públicas, das Sessões Ordinárias toda terça-feira e das Extraordinárias sempre que forem marcadas. Ao participar você saberá o que está ocorrendo, poderá tentar mudar o rumo da discussão e requerer do seu Vereador um voto direcionado aos interesses da sua comunidade e não de grupos com interesses meramente políticos e econômicos. Lembre o seu Vereador que foi você quem deu a ele um voto de confiança, a qual ele deve priorizar e literalmente “proteger” e não ficar bajulando empresas e o Prefeito.

Informe o seu Vereador que você gostaria de conhecer os projetos que serão votados com antecedência e por causa disso, cobre dele o projeto para que ele tome conhecimento e explique a você o seu significado. Ao mesmo tempo não aceite que ele vote Projetos em Regime de Urgência, pois proposituras que caem de paraquedas, no colo do Vereador, as vezes são uma armadilha difícil de fugir e consertar depois.

Você que está lendo deve estar pensando, “É só isso, eu fico quieto, faço cobrança e tudo bem???”. Nem pensar!!! Você como Eleitor, como morador de Caraguá deve exigir um bom trabalho do seu Vereador, pois ele foi eleito com o seu voto, com o voto do povo e a função dele é fiscalizar o trabalho do Prefeito e a elaboração de leis que beneficiem a população, não importando o bairro a qual ele tem suas bases eleitorais, pois Vereador não é de um bairro, é de toda a cidade. Lembre-o sempre que a função de fiscal de confiança tem prazo de 4 anos, podendo ou não ser renovada e isso só depende do trabalho que ele fizer.

É bom lembrar também que você pode reclamar e me refiro a reclamar em público, durante a sessão. Você pode usar cartazes, faixas e até passeata – desde que seja na rua, fora do prédio da Câmara. Você pode frequentar a sessão com seus vizinhos de rua e bairro e pode mostrar o seu contentamento ou repúdio, desde que não interfira no andamento da sessão.

Todos esses direitos, deveres e obrigações do Eleitor servem para você ficar a par do que é e como são discutidos os problemas da cidade, onde de quebra você conhece verdadeiramente o Vereador em que votou e saberá, ao longo dos próximos 4 anos, se deve renovar o voto nele ou votar em outro, além de não ser um eleitor apático, que vota num candidato sem saber quem ele é, como trabalha e como funciona uma Câmara Municipal. A partir de janeiro espero você lá, fiscalizando!!!

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Invicta Code