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Problemas comuns de uma entidade vitoriosa

Nessa longa caminhada de 52 anos de vida a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba teve em seus arquivos, momentos de glória e satisfação, mas também de dificuldades e problemas, o que é normal, pois como trata com o Comércio, está relacionada com o mercado e este nunca é estável. Em todas as situações a entidade reagiu com firmeza e determinação.

Se analisarmos a fundo, veremos que a ACE nasceu de uma situação de crise, pois denegrida por órgãos de imprensa o comércio estava ameaçado e por conseguinte o Turismo da cidade, sendo necessária a sua implantação para se fazer ouvir, tanto nos seus reclamos como nas suas solicitações.

Outro momento de crise veio dois anos após a sua instalação, na Catástrofe de 67, quando o Turismo foi a zero e o comércio, nada tinha para oferecer e o pouco que restava, havia sido confiscado pelo Exército para o auxílio aos sobreviventes. Neste caso a entidade exigiu obras emergenciais ao Governo Estadual e a criação de uma Cooperativa salvou o comércio durante o período mais crítico.

Em vários momentos o orçamento da entidade não batia com suas despesas e foram necessárias medidas para conter, reduzindo custos ou atualizando a mensalidade dos associados. Para fazer valer o preço pago, a ACE criou serviços, benefícios e vantagens para cada vez mais angariar associados novos e manter os já existentes.

A parceria com a Unimed ajuda em muito no orçamento da entidade, assim como a compra dos imóveis e suas reformas e construções obedeceram uma sequência calculada e criteriosa, fazendo um pouco de cada vez, caminhando um passo por dia.

Em alguns momentos foi necessário enxugar a máquina, reduzindo funcionários, cortando gastos e aumentando os serviços e obrigações, mostrando que uma entidade cresce não apenas majorando receitas, mas criando melhorias e recursos que visam desenvolver cada vez mais a categoria dos Empreendedores. Se em alguns anos foram feitas campanhas e em outros não, o objetivo foi de manter erguida uma entidade que nasceu para defender os comerciantes de Caraguatatuba.

Sobre Pedro Monte-Mór

Pedro Monte-Mór tem 54 anos, é Jornalista Profissional, formado pela Universidade de Taubaté em 1986 e Pós-Graduado pela mesma Universidade em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing em 2005. Carioca de nascença mora em Caraguatatuba há 44 anos e incorporou-se ao modo de vida paulista. O início da sua vida profissional se dá na década de 80, quando fez Free Lance para a Rádio Oceânica – AM 670 e Jornal Expressão Caiçara. No período universitário trabalhou de 1984 a 1986 na GAZETA DE TAUBATÉ, sob o comando do Jornalista Djalma Castro e como Correspondente em Taubaté do extinto JORNAL DO VALE, de São José dos Campos no ano de 1986. Trabalhou para o SEBRAE Litoral Norte – Regional São José dos Campos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba de 1989 a 1992, além de diversas outras entidades de classe, Como ACE (Jornal do Comércio) e AEAA-C (Jornal dos Engenheiros), sempre na direção Editorial. Prestou Assessoria de Imprensa para a Praiamar Transportes. Fundou os jornais O NOROESTE e NOROESTE NEWS em Caraguatatuba, respectivamente de 1997 a 1998 e de 1998 a 1999. Foi Correspondente do JORNAL IMPRENSA LIVRE, de São Sebastião, o único diário do Litoral Norte do Estado de São Paulo, de 1992 a 1996 e de 1999 a 2001. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 2001 a 2012, exercendo também as funções de Relações Públicas, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias. Exerceu função na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Agosto de 2013 a Julho de 2014 e escreveu para o Jornal InfoImóveis de Dezembro de 2013 a Fevereiro de 2014. Ministrou aulas na UNIP em São José dos Campos (Marketing Político) e no Módulo – Comunicação (Fotografia e Teoria da Comunicação). Atualmente ministra aulas no IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública), nos cursos de Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Estruturação de Assessoria de Comunicação e Media Training.

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