Quanto custa uma Assessoria?

Custo de uma Assessoria

Esta série de textos vem abordando a relação entre a Comunicação e os Empresários, os efeitos positivos desta parceria e o prejuízo de não ter um Assessor de Comunicação ou especialista em Comunicação Empresarial. Depois de muito falar, discutir e até especular, o empresário ou empreendedor deve estar com a famosa pergunta que não quer calar: “Quanto custa uma Assessoria de Comunicação?”.

Dentro dos padrões da ética e dos velhos dogmas do comércio, não falaremos em valores, mas posso afirmar que o custo de uma Assessoria de Comunicação está diretamente relacionado com o trabalho realizado, com o benefício direto ao empresário para o resultado que será obtido.

Não faremos estimativa de custos, mas afirmo que mesmo utilizando uma Agência de Publicidade ou o Assessor de Comunicação se utilizando terceiros, os custos não terão grande alteração, para o resultado final do que se deseja fazer e almeja obter.

É bom frisar que os custos correspondem ao tempo e os gastos que porventura o empresário resolvesse fazer o que cabe ao Assessor de Comunicação realizar. Basta imaginar o que você empresário teria que dispor seja em tempo, em material e funcionário. Colocando tudo isso na ponta do lápis você verá que é mais fácil barato e proveitoso contratar um profissional em Assessoria de Comunicação ou especialista em Comunicação Empresarial.

Não se esqueça que se excetuando os Publicitários, qualquer outro profissional em Assessoria de Comunicação ou especialista em Comunicação Empresarial deverá ser formado, com graduação em nível superior, pois segundo acórdão do Tribunal Regional Federal em São Paulo, é obrigatório o diploma universitário para a prática e exercício da profissão de jornalismo e conseqüentemente de suas várias ramificações, entre elas a Comunicação Empresarial ou os Assessores de Comunicação.

Contratar um profissional que seja do ramo é o mais inteligente, pois somente ele tem o conhecimento necessário para o seu desejo ou solução do seu problema, por ter experiência e conhecimento no assunto. A contratação pode ser mensal, sem prazo definido ou por tempo limitado, bem como ainda somente para um tipo de serviço específico. Além do já citado, este profissional tem a estrutura para o seu serviço, com equipamentos, funcionários e material específico.

Mesmo não citando valores, posso com certeza dizer que o custo de um Assessor de Comunicação não irá quebrar o seu orçamento, bem como o aliviará do stress, do tempo e custo envolvido se você mesmo o fizesse. Lembre-se disso quando tiver um projeto de comunicação em mente.