CARAGUÁ: QUAL O PERFIL DO SEU TURISTA?

Turismo 6

Pergunta fácil de responder: Descreva a sua esposa ou namorada, fale a respeito do seu melhor amigo ou trace um perfil de sua mãe ou o do seu patrão!!! Se para você isso é fácil vai agora uma pergunta difícil; Qual o perfil do Turista que visita Caraguatatuba???

A palavra perfil demanda para o óbvio, ou seja, perfil é olhar para a pessoa de lado e a partir disso, descrever. No meu caso seria Testa saliente, nariz protuberante, meio batatão, peitudo, barrigudo de pernas aparentemente grossas.

O perfil no jargão publicitário, do marketing e da pesquisa de opinião é mais ou menos isso. É o fato de descrever o Turista nos pontos que mais nos interessam, ou seja, nos pontos que mais podemos proporcionar benefício e retorno a ele.

Agora o nosso caso é o Turismo em Caraguatatuba. Para proporcionar um Turismo moderno, profissional e voltado para o melhor custo benefício, a satisfação plena de quem nos visita, precisamos conhecê-lo profundamente. Quais seriam os itens mais importantes para um perfil atualizado e verdadeiro do Turista que nos visita???

Assim como dizia Jack o Estripador, vamos por partes!!! Vamos iniciar pelo sexo, masculino ou feminino. Em seguida melhor sabermos a idade, dividindo pelos seguintes campos: Até 16 anos; de 17 a 25 anos; de 26 a 35 anos; de 36 a 45 anos; de 46 a 55 anos; de 56 a 65 anos e de 65 em diante. Cor da Pele? – Branco ou Negro. Raça ou descendência seria interessante, Afrobrasileiro, Caucasiano/Ocidental ou Oriental. Vamos perguntar qual o nível de escolaridade; 1º Grau, 2º Grau, Ensino Médio, Nível Superior, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.

Dando continuidade podemos perguntar se é casado, solteiro, separado/divorciado, viúvo ou união homo fóbica. Outra pergunta diz respeito aos filhos, se os tem, qual a idade e se são homens ou mulheres. Uma pergunta diferente seria saber se viaja com os filhos ou não. Podemos perguntar se o entrevistado trabalha ou não e em caso positivo se é Profissional Liberal, Servidor Público, Militar, Industriário, Comerciário, Prestador de Serviço, Aposentado, Executivo, dentre outros. O nível salarial é muito importante saber. Até 1 mínimo, de 2 a 3 mínimos, de 4 a 5, de 6 a 7, de 8 a 9 e acima de 10 mínimos.

Até o momento já perguntamos quanto ganha, até onde estudou, a cor da pele, estado civil, sua descendência, com quem viaja, sua idade e sua profissão. Não podemos esquecer de perguntar onde mora – cidade e estado e quantas vezes costuma viajar no ano, especificando a quantidade de vezes que visita Caraguá. Estamos na etapa mais direcionada e perguntamos agora o que gosta e o que não gosta em Caraguá, além de uma estimativa diária de quanto gasta diariamente quando aqui está. É bom também perguntar se a hospedagem é em casa alugada ou em hotel. Ainda no campo especificidades, podemos perguntar se quando está em Caraguá freqüenta praia e qual seria ou se fica na piscina do hotel ou a passear pela região. A religião do nosso turista é interessante saber, visando algum evento religioso a ser realizado na cidade. O nosso turista vem para Caraguá e por aqui fica ou usa a cidade como base para visitar as cidades vizinhas da região? Qual é o programa diário do nosso turista quando aqui está? Piscina, Praia, Almoço, Descanso, Passeio, Lanche e Passeio ou este roteiro com pequenas alterações?

Após saber como é, se porta, sente, gosta e detesta o nosso turista, podemos saber o que fazer para que ele tenha o máximo em satisfação e continue vindo às nossas praias. Partindo destas respostas podemos montar toda uma estrutura visando o seu bem estar, sua satisfação e ter a garantia do retorno no próximo feriado ou férias de verão.

Finalizando este texto quer arriscar um perfil? O nosso turista é Branco, idade em média de 30 anos, é casado, tem 2 filhos, é Evangélico, é Caucasiano, ganha em torno de 3 salários mínimos, tem Ensino Médio, gasta em torno de R$ 70,00/dia, costuma ficar em hotel, em média 4 dias, viaja até 3 vezes por ano, é Servidor Público, mora na capital, freqüenta as praias da cidade e tem por costume passear e comer no comércio local.

Este texto foi elaborado para alertar o Poder Público da necessidade de termos e atualizarmos o Perfil do nosso turista e pelo simples fato de que a Prefeitura não elabora um Perfil de Turismo há pelo menos 10 anos.

Turismo 3

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo