O Turismo como Prioridade

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Passado o tormento eleitoral em Caraguatatuba devemos voltar nossos olhos para o que foi dito e prometido, verificando se há possibilidade de ser concretizado. O Turismo foi amplamente debatido e na verdade, nenhuma proposta apresentada é diretamente viável para alavancar a economia local e comprovar a identidade do município. O Turismo precisa ser tratado como Prioridade.

Caraguatatuba é uma Estância Balneária conforme Decreto Estadual datado da década de 40 do século passado. Com mais de 480 quilômetros quadrados de área e uma orla composta por mais de 15 praias, divididas em 26 quilômetros de extensão, o município é dotado de recantos e encantos naturais dos mais diversos, como mirantes, cachoeiras, rios, lagoas e pedras alusivas a fauna e a história do Caiçara. Enfim, um lugar onde o Turismo precisa ser tratado com mais responsabilidade, pois as suas características retratam a identidade econômica do local.

Não se pode unicamente dizer que a divulgação da cidade deve ser feita em cidades durante os festejos de seus aniversários ou na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Primeiramente é necessário descobrir qual o perfil do Turista que visita a nossa cidade.

Uma simples pesquisa pode descobrir isso durante a alta temporada com perguntas básicas como Sexo, Estado Civil, Idade, Opção Sexual, Nível Salarial, Nível Educacional, número de filhos, respectivos sexos e idades, se a hospedagem na cidade é feita em hotéis, casas de amigos e parentes ou campings, com o respectivo período que permanece na cidade. O valor gasto e como é gasto diariamente é outro fato importante na pesquisa, bem como a maneira pela qual descobriu a nossa cidade como opção de suas férias além de qual meio locomoção usou para chegar até aqui. Perguntas adicionais como seus gostos culinários e qual Meio de Comunicação mais aprecia, além da cidade da qual é oriundo tem grande importância na descoberta do perfil do nosso Turista Padrão.

Descoberto após pesquisa o perfil do nosso turista costumeiro é a hora de investir na divulgação nas cidades da qual ele é originário, criando um grupo de municípios relacionados com o nível salarial e sua importância dentro do nosso estado. Penso que um ataque direto as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país seria o melhor a ser feito, visto que os moradores do Norte e Nordeste do Brasil trocam suas figurinhas entre eles, com uma pequena porcentagem que viaje para as localidades já citadas, a não ser que seja uma data de âmbito nacional, como Carnaval, Festas Religiosas, Olimpíadas, etc.

Com o perfil em mãos, e ele será a base de todo o trabalho no desenvolvimento do Turismo na cidade, é a hora de pensar na criação de um Receptivo, uma empresa que receba os turistas no Aeroporto, na Rodoviária e até no Porto de Santos, para o translado até a cidade e nela, para proporcionar passeios e visitas a diversos locais em Caraguá e no Litoral Norte. Eventos como o Festival do Sorvete e de Cultura Japonesa seria um grande atrativo para a economia local.

Aliado ao perfil e ao Receptivo, as Agências de Viagem teriam como vender a cidade em pacotes dos mais variados, usando a cidade como ponto fixo ou base para a locomoção, dentro do Litoral Norte, na Costa Sul do Rio de Janeiro ou até para algumas cidades do Vale do Paraíba.

Como se vê, não é apenas “divulgando” a cidade nos municípios vizinhos ou próximos e melhorando os eventos existentes que o Turismo irá alavancar. É necessário um trabalho profissional e prioritário para fazer que o banho de mar e o deleite de estar ao sol seja algo rentável e duradouro.

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