A noite da Insônia Política

A Ópera Turandot de Puccini tem no seu terceiro ato “Nessun Dorma”, que traduzindo significa ‘Ninguém Dorme’. Ao mesmo tempo o fato que iremos narrar ocorreu em 9 de Julho, durante a noite, no dia da Revolução Constitucionalista de 1932, quando os Paulistas se levantaram contra Getúlio Vargas. Nesta noite é vista como certa a candidatura do Médico Marcelo Ugatti. Tudo se encaixa, pois foi a noite da Insônia Política, que deverá produzir a maior ressaca eleitoral da história de Caraguatatuba.

Faltando poucos dias para as Convenções Partidárias que irão definir e registrar os candidatos a Prefeito, Vice e Vereador nas Eleições Municipais de Caraguatatuba o cenário ainda se mostrava cru e sem definição quanto a alianças e quem irá compor a chapa como Vice de alguns candidatos.

A única certeza, ou seja, a única chapa composta e definida vem do atual grupo político dominante, pertencente a família Aguilar, que indicou o Vereador Cristian Alves de Godoy, o Baduca, para Prefeito e a Professora Márcia Paiva, que gerenciava a pasta da Educação no município. De resto, todos os outros candidatos buscavam um nome para Vice, um nome para chamar de seu.

O restante das candidaturas ainda caminha numa trilha incerta, que não está madura e que padece de maior estrutura e organização para conseguir impressionar e motivar o eleitorado e dar-lhes o famoso ‘cheque em branco’ pelos próximos 4 anos.

Caraguatatuba, após a saída e falecimento do ex-Prefeito José Bourabeby do teatro político local, se arrasta nos últimos 24 com a disputa de 2 famílias que se alternam no poder, os Aguilar e os Silva, sendo prioridade para os demais candidatos desmistificar esta Política do Café com Leite Caiçara, pois as famílias têm origem em Minas e São Paulo.

Se por um lado o Professor Anderson Gueiros vai disputar a eleição como Don Quixote lutava contra os Moinhos, o Radialista Fábio Ferreira entra na disputa por pura vaidade, carregando o ódio de não ter sido atendido nas verbas de divulgação do Executivo.

O candidato Neto Bota é outro que carrega a síndrome da desorganização e falta de estrutura. Motivado pelo egocentrismo Maternal e pelos votos conquistados na Eleição Nacional de 2020, quando teve o apoio do Prefeito Aguilar Júnior, ilude-se que terá uma votação ainda maior, mas a falta de carisma e apego da parte do eleitorado não lhe darão o impulso necessário para sentar-se na cadeira mais famosa da cidade.

O atual Vice, o Médico Oftalmologista José Ernesto transformou a sua candidatura numa piada sem qualquer graça, pois durante 4 anos nada fez ou sequer se mexeu para fazer algo destinado ao povo, aos mais necessitados, preferindo aumentar suas posses através de seus empreendimentos na área da Saúde. Hoje como crítico é ridicularizado até por seus próprios colegas de branco.

O Coronel reformado da Polícia Militar, Eduardo Stanellis é a prova viva de como não se deve fazer uma campanha política. Chamado de Tiro Cego por seus adversários acomodou-se durante 4 anos e só resolveu se manifestar agora em ano eleitoral. Com uma equipe despreparada e sem qualquer noção de Marketing e Comunicação Política e Eleitoral, produz material que mais se assemelha a programas humorísticos de qualidade duvidosa, onde o seu principal ponto é querer saber quais são os problemas das comunidades, mostrando que desconhece por completo quais as prioridades dos contribuintes.

Já o indicado pelo Prefeito arrasta diversos problemas em sua campanha, monitorada por consultores de fora da cidade que desconhecem o cenário político local. Ao mesmo tempo comete o mesmo erro de Stanellis, perguntando para o povo quais são os problemas do seu bairro. Pior do que esta falha de Comunicação, Baduca é chamado de “O Cara do Aguilar” e isto reflete nas inúmeras reclamações dos moradores quanto aos Serviços Públicos, Educação, Saúde e Infraestrutura Urbana, sendo este o motivo de sua campanha não ter alavancado até o momento.

O ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva carrega a maior incógnita do pleito deste ano, se poderá se candidatar ou não, pois há processos que relatam a sua inelegibilidade, mas mesmo assim, mantêm que será candidato, pois teme que anunciar estar fora do páreo o fará perder eleitorado e boa parte de sua equipe para outros candidatos. Cogita-se que em caso de impedimento, novamente o seu filho Matheus Veneziani será o candidato, porém informações de Bastidores dão conta de que sua mãe e sua esposa já o orientaram e pediram que ele recuse a empreitada.

Com base nisso surge a carta na manga do ex-Prefeito, a salvação de todos os males e a solução de todos os problemas que motivaram a Noite da Insônia Política, a noite de 9 de Julho.

Veiculou-se no final da noite desta data, agitando os Bastidores Políticos e inflamando os Analistas Políticos de Plantão com conjecturas, previsões e teses das mais variadas, informações de que o Médico Marcelo Ugatti será o candidato, sem ter um vice definido. Ugatti é casado, tem 2 filhos, é Médico há mais de 20 anos, além de empresário e filiado ao PSD desde Abril deste ano, um nome, obviamente, sem serviço prestado na política e devido a isso, sem rejeição do eleitorado mas que aparece como novidade, sendo muito conhecido e honrado na área da Saúde no município. É bom lembrar que toda novidade é bem vista pela população e sua candidatura não afastaria a continuidade da família Silva no poder, mantendo os planos de dominação política arquitetado pelo ex-Prefeito e seus asseclas.

Na manhã de ontem, Quarta-Feira, Ugatti atendeu a nossa reportagem, alegando que não há nada definido até o momento e que o Banner foi feito por terceiros a qual desconhece a origem e que o filho Rafael, no ímpeto de sua Juventude, gostou da idéia e resolveu compartilhar nas Redes Sociais.

Resta saber se a Noite da Insônia Política foi pura balela ou se no futuro, resultará na maior Ressaca Eleitoral da história de Caraguatatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo