Por José Castro *

 

A coluna Portugal no Brasil e no Mundo tem alternado seus temas entre assuntos relacionados com o Karate e Histórias, tradições ou Cultura de Portugal. Hoje decidi dar ênfase a um assunto que sempre tem alguma discórdia quanto a forma da escrita e o verdadeiro significado da palavra em causa. Em pesquisas na internet ou sites, existem explicações variadas e algumas não são assim tão esclarecedoras para muitos que a pronunciam.

Ohayō – Bom Dia. Esta forma não é usada para falar bom dia no Japão!

Seria uma forma de saudação que usamos aqui como por exemplo “e aí” ou “boas”. No Japão e tudo muito formal e respeitoso. Ohayõ gozaimasu – Bom Dia. “Gozaimasu” é sempre usado no final. A forma de leitura originou a mudança. “U” não é pronunciado. O som final é muito parecido com Oss. Então o “OSS” passou a ser usado como uma saudação, um Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite ou mesmo um agradecimento, usado de forma banal e sem saberem o verdadeiro significado. Para quem treina Artes Marciais, a palavra “OSU” pronunciada OSS, não pode nem deve ser falada da mesma forma em momentos diferentes.

O verdadeiro significado da palavra é “SUPORTAR” “AGUENTAR” todo o esforço, dificuldades. Nas Artes Marciais só conseguimos evoluir dessa forma. Com sacrifício passando por dificuldades para que possamos fortalecer mente e corpo. Nesta fase de dificuldades devido à pandemia, muitos conseguiram usar o verdadeiro sentido da palavra, sem a conhecerem. O som é originário da região “ARA” contraindo o “TENDÊN” quando Pronunciada.

Na verdade, não é importante a forma da escrita, mas sim onde e como deve ser dita.

 

*JOSÉ PEREIRA CASTRO Tem 55 anos, está cursando o Ensino Médio. Tem formação de Vigilante, Manipulação de Alimentos e Informática, além de experiência em geriatria e restauração. Faixa Preta de Karatê Shotokan JKA  2°- Grau (Ni Dan), ministra aulas para crianças a partir dos quatro anos, adolescentes, adultos sem limite de idade e PcD. Assim como aulas de Defesa Pessoal, voltada para Mulheres e Forças de Segurança.  www.ckscjka.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *