Profissão
Em meio a um cenário de demissões e fechamentos, mais uma notícia negativa no mercado de comunicação. Os repórteres de jornais e revistas impressos ganharam o troféu de pior profissão de 2015. A classificação é resultado da pesquisa do site de empregos americanos CareerCast, que analisou quais são as carreiras mais e menos promissoras do ano nos Estados Unidos.
Critérios
O levantamento leva em conta cinco critérios: demandas físicas, ambiente de trabalho, renda, estresse e perspectivas de contratação. Para compilar o ranking, a empresa usou, principalmente, dados do Centro de Estatísticas do Trabalho e de outras agências do governo americano.
Digital
Meio impresso está em declínio devido a migração dos leitores para o digital. A pesquisa explica que, como os leitores têm migrado do papel para o online, o mercado de trabalho anda em declínio, e por isso, as vagas para o cargo estão desaparecendo. Além de ocupar o topo da lista, a profissão de radialista ficou em quinto lugar e o de repórter fotográfico segue logo atrás, na sexta posição.
Valores
O site mostra que o repórter de jornal recebe, anualmente, 36.267 dólares. A perspectiva de crescimento é de -13,33% e o índice geral é de 737 – pela metodologia do CareerCast, quanto menor o índice, mais promissora é a profissão. Já o apresentador de TV ou rádio ganha 29.347 dólares ao ano. A perspectiva de ascensão é de -1,53% e o índice geral foi classificado em 658. O mercado para o fotojornalista é parecido. Nos EUA, eles recebem 29.267 dólares anuais. A perspectiva de crescimento é de 1,67% e o índice ficou em 656.
Lista piores
1- Jornalista de jornal e revista impressos
2 – Lenhador
3 – Carreira militar
4 – Cozinheiro
5 – Radialista
6 – Repórter fotográfico
7 – Agente penitenciário
8 – Taxista
9 – Bombeiro
10 – Carteiro
Lista Melhores
1 – Atuário
2 – Fonoaudiólogo
3 – Matemático
4 – Estatístico
5 – Engenheiro biomédico
6 – Cientista de dados
7 – Higienista dental
8 – Engenheiro de software
9 – Terapeuta ocupacional
10 – Analista de sistemas computacionais
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta segunda-feira sua fanpage no Facebook (www.facebook.com/bndes.imprensa). O canal de comunicação será utilizado pela Gerência de Imprensa do Banco para divulgação institucional.
Redes Sociais
A página amplia a presença do BNDES nas redes sociais, iniciada em 2010, com o lançamento do perfil do Banco no Twitter (twitter.com/bndes_imprensa). A instituição também está no Slideshare (slideshare.net/bndes), onde compartilha apresentações e cartilhas sobre apoio financeiro, e conta com um canal no YouTube (www.youtube.com/bndesgovbr), que disponibiliza vídeos institucionais, campanhas publicitárias e pequenos programas explicativos sobre seus produtos e serviços.
Transparência
Os perfis nas redes sociais reforçam o compromisso do BNDES com a transparência. Desde 2008, o Banco mantém em seu site a seção BNDES Transparente (www.bndes.gov.br/bndestransparente), onde o internauta pode consultar as operações e o volume de desembolsos da instituição. Neste mês, a seção incorporou os painéis interativos do software Tableau, uma poderosa solução tecnológica que permite o cruzamento de dados de forma rápida e intuitiva.
Codivap
Em Piquete, o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira(Codivap) decidiu realizar um seminário do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em São Sebastião, voltado aos diretores e secretários municipais das 44 cidades que integram o órgão.
Período
Os cursos serão promovidos em um dia dos meses de maio, junho e julho e abordará modernização de gestão e capacitação e será aberto à participação de secretários e diretores da área Jurídica, Fazenda e Habitação.
Presenças
O encontro de Piquete contou com 15 prefeitos, assessores, vereadores e o deputado federal eleito por Guaratinguetá, Flávio Augusto da Silva (PSB). Flavinho, contou com a participação dos palestrantes Paulo José de Palma, promotor de Justiça de Execuções Criminais e Secretário Criminal da Promotoria Criminal e de Marcos Penido, presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
Pauta
Paulo explanou sobre o sistema prisional no Vale do Paraíba e Penido abordou a questão habitacional na região do consórcio. O presidente da CDHU agendará um encontro com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para tratar de financiamento de casas populares para municípios com menos de 50 mil habitantes, entre outros. O promotor defendeu políticas públicas para a melhoria do sistema carcerário.
Local
A reunião do Codivap foi realizada no Salão de Atividades Prefeito Luiz Vieira Soares, inaugurado antes do encontro pela prefeita de Piquete, Ana Maria Gouveia. O presidente do Codivap, Ernane Primazzi, prefeito de São Sebastião, considerou positiva a reunião.
Consórcio
Com mais de 40 anos, o Codivap é o mais antigo consórcio do Estado de São Paulo e reúne 44 cidades da região.A região tem aproximadamente 1.750.000 habitantes.
A região do Vale do Paraíba e Litoral Norte está situada no maior eixo econômico da América Latina (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e, historicamente, tem se caracterizado por ser uma das mais importantes regiões do país, desde a época dos bandeirantes, quando foi suporte para a interiorização do desenvolvimento, até na atualidade, quando se constitui em pólo tecnológico e industrial de grande magnitude.