Deu Chapa 1 na Eleição da OAB em Caraguá

A Chapa 1, liderada pelo atual Presidente Marcelo Willian venceu as eleições da 85ª Subsecção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil no último dia 21 de Novembro, reelegendo-se para o Triênio 2025/2027 na primeira eleição eletrônica da categoria. Nos Bastidores Políticos fala-se em Coalização Política de forças para a reeleição.

Para a OAB/SP a vencedora foi a Chapa 14 – OAB sempre em frente, recebendo 275 votos, contra os 167 votos recebidos pela Chapa 11 #Pelaordem. Para a Subsecção de Caraguá, dos 817 Advogados cadastrados na cidade, votaram apenas 540, sendo que destes 19 fizeram o voto presencial com o restante votando no formato eletrônico e 317 não votaram, fato inédito no pleito da entidade este ano. No resultado final a Chapa 1 venceu com 341 votos, contra a Chapa 2 com apenas 226 votos.

No Estado de São Paulo estão cadastrados 374.826 Advogados distribuídos nas 257 Subsecções por todo o estado e só poderiam votar os profissionais que estavam em dia com a mensalidade da entidade. Não foi fornecido o número de Advogados inadimplentes. O voto virtual foi feito através de Link no site da OAB/SP.

A posse de Marcelo Willian para o seu segundo mandato acontece no dia 1º de Janeiro de 2025 com término em 31 de Dezembro de 2027. A chapa vencedora é composta por 5 membros; Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Secretário Adjunto e Tesoureiro. O Presidente da Subsecção poderá nomear 20 Presidentes de Comissões Permanentes e outras 76 Comissões Especiais.

Logo após a reeleição de Willian os comentários e conjecturas começaram a fluir nos Bastidores Políticos sobre a sua vitória, com alegações que citavam uma coalização política das famílias Aguilar e Silva para a sua manutenção no cargo além de outros fatos. Estas alegações vieram baseadas fatos ocorridos nos últimos dias que resultaram na análise dos Comentaristas Políticos de Plantão. De acordo com as informações a aparição de Marcelo Paiva, Advogado particular da Família Silva na entrega de Carteiras aos novos Advogados, aliado a primeira votação eletrônica que cancelou a realização da famosa ‘Boca de Urna’, bem como uma possível intermediação de Matheus Veneziani no pleito foram outros fatos que desencadearam as diversas conjecturas.

Surgiram informações de que Marcelo Paiva estaria apoiando o Presidente Willian, com base em orientação de Matheus Veneziani, como forma de manter o ritmo de Perfumaria que se instaurou na sua gestão que termina em 31 de Dezembro e foi determinante na gestão do Prefeito Aguilar Júnior e com isso manter a blindagem que foi característica ao longo dos últimos 3 anos. O Prefeito eleito negou esta versão, alegando que o comparecimento de Paiva numa cerimônia da OAB tinha como objetivo prestigiar os seus alunos que se graduaram e foram receber a credencial oficial.

Outra questão diz respeito a um pedido do próprio Willian ao Prefeito Aguilar Júnior para que pudesse se reeleger, como forma de retribuir toda a parceria que resultou na maneira como foi a relação com a Prefeitura e que resultou na criação da Assistência Jurídica Municipal e na doação de uma área para a Construção, na forma de Concessão, da sede da Casa do Advogado na cidade.

Por último, comentou-se que uma suposta vitória de Keny Duarte traria como sequela um rompante de Justiça e a volta da OAB Guerreira e lutadora em prol do povo, que poderia resultar em processos numa auditoria da gestão do atual Prefeito ou no pedido de explicações das diretrizes que Matheus tomaria a partir de Janeiro de 2025.

Teoria da Conspiração ou não o que se sabe é que estas conjecturas não podem ser afastadas e que só o tempo dirá se estão corretas ou se foi pura imaginação cinematográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo