A Convenção do PSD e mais 4 partidos, realizada na noite do último Sábado em Caraguatatuba deu fim a pelo menos uma das duas maiores dúvidas das Eleições Municipais deste ano; a participação do Médico Marcelo Ugatti e a confirmação da candidatura do ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva. Horas antes o médico retirou a sua pretensa candidatura através de um vídeo nas Redes Sociais.
O ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva realizou a Convenção obrigatória pela Lei Eleitoral no último Sábado, dia 27, no Salão Império, localizado no bairro do Sumaré, nos arredores do centro da cidade. Junto com o PSD, partido a qual está filiado o ex-Prefeito estiveram presentes os Pré-Candidatos a Vereador do Podemos, PRTB, Rede e Cidadania.
Cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes, entre eles filiados, correligionários, amigos, simpatizantes, parentes dos candidatos, o ex-Prefeito e seus filhos Matheus e Antonio Carlos Júnior, além do Presidente Estadual do Podemos, o Deputado Federal Rodrigo Gambale.
Cumprindo determinação da Lei Eleitoral todos os Pré-Candidatos, seja no Majoritário e no Proporcional, assinaram a Ata de Presença e preencheram a cédula, aprovando ou não a composição da chapa para Prefeito e Vice e dos candidatos a Vereador. Os partidos que apoiam Antonio Carlos somam 80 integrantes. Durante os discursos Antonio Carlos informou que a chapa para o Majoritário será composta por ele e pelo Advogado Sérgio Braz, salientando que em caso de impedimento Judicial, o filho Matheus Veneziani ocupará a sua vaga.
Nos discursos ataques aos adversários e declarações de amor a cidade, iniciado por Rodrigo Gambale, que no passado passava férias na cidade e pescava Rãs em dias chuva. O slogan motivador do encontro foi “Caraguá Feliz de Novo”. Antonio Carlos exibiu um vídeo junto com a sua fala, mostrando os trabalhos e benefícios que trouxe durante os 16 anos que gerenciou a cidade, além de criticar os demais adversários, alegando que deles não pode haver mudanças, pois todos “mamaram no poder” por oito anos. A novidade é que os discursos tiveram a presença e atuação simultânea de um intérprete da Língua Brasileira de Línguas (Libras).
As maiores dúvidas das Eleições deste ano são a participação ou não do Médico Marcelo Ugatti, que na noite de 9 de Julho teve 2 Banners citando o seu nome veiculado nas Redes Sociais em torno de sua candidatura. A publicação gerou uma grande movimentação na noite daquela data.
Na manhã do último Sábado, no dia da Convenção um Vídeo estrelado pelo médico e veiculado pela página do Instagram do seu filho Rafael Ugatti agradecia a participação e manifestação das pessoas em torno de sua candidatura. Na gravação o médico anuncia o seu afastamento do certame, desejando aos candidatos e seus vitoriosos sucesso e bom trabalho em prol do desenvolvimento de Caraguatatuba.
A segunda maior incógnita desta Eleição está na candidatura de Antonio Carlos, reprovado pela Justiça, com documentos alegando a sua inelegibilidade pelo Ministério Público e o Procurador de Justiça. Segundo os Advogados do ex-Prefeito os documentos não são conclusivos, apenas interpretativos, cabendo aos Desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral a decisão final.
Pelo visto, a Noite de Insônia de 9 de Julho, que poderia se tornar na maior Ressaca Eleitoral da história política desta cidade, acabou virando apenas uma simples noite mal dormida. Coisas da Eleição !!!