Mesmo com atraso, será???, vamos falar sobre Pesquisas de Intenção e Opinião, sobre Prévias e suas diferenças para o melhor entendimento do nosso leitor, seguidor, crítico, apoiador e Internauta do dia-a-dia.
Pesquisa
No período eleitoral, seja ele nacional ou municipal ou quando os Agentes Políticos e Poder Público precisam saber a opinião do povo sobre determinado assunto, é praxe realizar uma Pesquisa.
Pesquisa 1
Quando o assunto é eleitoral esta pesquisa se divide nos formatos Espontânea e Estimulada, com quesitos sobre Rejeição e Aprovação do Mandatário da época.
Pesquisa 2
Quando o assunto tratado não é eleitoral é feita apenas a pergunta se a pessoa concorda ou não com determinada questão.
Pesquisa 3
Existe também a Prévia, muito utilizada nas Redes Sociais, que consiste em colocar uma questão em votação, podendo ser votada através do seu Tablet, Celular ou Computador.
Pesquisa 4
Existe a alternativa de votar pelo ID, identificação, de cada máquina ou poder votar quantas vezes quiser.
Pesquisa 5
A diferença entre a Prévia e a Pesquisa de Opinião é que a primeira é mais simplória e a Pesquisa é mais apurada, mais detalhada.
Pesquisa 6
Enquanto que na Prévia é votar em A ou B, a Pesquisa identifica o seu sexo, faixa etária, nível salarial, educacional, opção sexual, bairro onde mora, se é casado ou não e se tem filhos, dentre outros.
Pesquisa 7
A questão primordial da Prévia é que basta alguém saber que existe uma de interesse pessoal ou de um grupo para polvilhar, simplesmente engarrafar as Redes Sociais votando insistentemente no quesito desejado.
Pesquisa 8
Em resumo, a Prévia não tem metodologia e protocolo, enquanto que a Pesquisa é mais detalhada e seus resultados necessitam de análise.
Pesquisa 8a
Um exemplo disto é o Maléfico, que quando sabe de uma Prévia orienta os seus seguidores e puxa-sacos a votar insistentemente, iludindo o resto do eleitorado de que tem a preferência da maioria do povo.
Pesquisa 8b
O Contra & Verso acabou sendo seduzido pelas Prévias e desde o dia 23 de Agosto iniciou uma na sua página principal, na parte superior do lado direito. Aproveite e escolha o candidato de sua preferência.
Pesquisa 9
Geralmente a análise de uma Pesquisa é feita por um Sociólogo e um Matemático, sendo através de seus resultados que a equipe do candidato irá traçar os rumos da sua campanha.
Pesquisa 10
É bom frisar que seja numa Prévia como numa Pesquisa o entrevistado não fornece o seu nome, endereço e muito menos o seu telefone, como no desastroso exemplo de uma Catarata em 2016.
Pesquisa 11
Por exemplo o perfil Denuncie Aqui publicou uma Prévia colocando o candidato Baduca Filho na liderança, com Antonio Carlos e o Maléfico empatados em segundo.
Pesquisa 12
Em contrapartida existe uma Pesquisa circulando nos Bastidores que também coloca Baduca na liderança, com o Maléfico em segundo e Matheus Veneziani na quinta colocação.
Pesquisa 13
As pesquisas servem para nortear o rumo dos candidatos e apenas para ilustrar a eleição para o eleitor, ou seja, o eleitor não deve votar mediante resultado de uma Pesquisa ou Prévia.
Pesquisa 14
O eleitor deve procurar o candidato para conhece-lo e saber pelos amigos e através de consulta ao Google ou na Justiça sobre a sua vida para se decidir.
O eleitor nunca deverá esquecer sobre a importância do seu voto, sobre o cheque em branco que ele está dando ao candidato ao escolher um.