E como está a campanha para Vereador na cidade??? É público e notório que não estão sendo feitas pesquisas para a Vereança do mesmo tipo e estrutura que as feitas para Prefeito, porém é certo que haverá novidades, repetições e a volta de antigos candidatos.
Câmara
A Câmara tem 15 cadeiras para serem ocupadas a partir de Janeiro de 2025 até Dezembro de 2028, com Sessões Ordinárias ás Terças-Feiras, além das Sessões Solenes e Extraordinárias.
Equipe
Cada Vereador terá direito, além de todo o aparato do Legislativo, de uma equipe composta por 2 Assessores.
Vencimento
A partir de Janeiro de 2025 cada Vereador terá direito a um salário de mais de r$ 16 mil mensais, além da chance de poder brigar na Justiça por vencimento igual referente a Férias e 13º Salário.
Tradição
Nos últimos 30 anos a renovação no Legislativo local tem mantido porcentagem de 40 a 60%, ou seja, com base em 15 cadeiras, de 6 a 9 Vereadores serão eleitos e reeleitos para o próximo quadriênio.
Convidou
A Redação do Contra & Verso convidou alguns Analistas Políticos de plantão, Comentaristas Políticos, Formadores de Opinião e membros da Rádio Peão que tenham conhecimento do Legislativo para uma prévia informal.
Prévia
De acordo com o convite, as pessoas já citadas nos informariam qual será a próxima Câmara Municipal a partir de Janeiro de 2025, com base no conhecimento deles, conjecturas e opiniões pelo que estão vendo nas campanhas à Vereança na rua.
Maioria
Segundo os convidados a maioria dos atuais Vereadores será reeleita, numa média de 9 a 10 reeleitos.
Novos
Outros convidados apontam novidades na composição do Parlamento Municipal a partir do ano que vem como a eleição de Duster, Léo da Pisom, Ângela Duarte, Fábio Alencar, Felipe Alves e Otoniel Macedo.
Retorno
Ao mesmo tempo outros analistas apontam a volta de ex-Vereadores como Vilma Teixeira, Duda Silva, Gobetti e Germínio.
Partido
Alguns comentaristas preferem quantificar os eleitos e reeleitos pelas Coligações, evitando citar nomes, no caso que a Coligação de Baduca elegerá e reelegerá de 7 a 8 Vereadores, seguido de 4 candidatos do Maléfico e 3 do agora candidato Matheus Veneziani.
Urnas
Suposições a parte a decisão final ficará a cargo do eleitor e do voto que eles depositarem no dia 6 de Outubro.
Composição
Não podemos esquecer que mesmo elegendo X Vereadores da situação e Y da oposição, tudo dependerá do ritmo e estilo de trabalho do Prefeito eleito e do próprio Vereador, para saber qual será o modo de trabalho do Parlamento Municipal.
Presidente
Outro detalhe que determinará o norte do dia-a-dia da Casa de Leis será a escolha do Presidente do Legislativo para o primeiro Biênio, que desta vez terá chance de se reeleger e continuar no comando pelo Biênio seguinte.
Que as Urnas decidam o destino do Legislativo e da cidade pelos próximos 4 anos!!!