*Jenny Melo
Em um país de proporções continentais como o Brasil, não é de se espantar as inúmeras diferenças entre as mais diversas regiões, cada qual com seu sotaque, lendas e até a forma de viver. Isso reflete de forma direta na nossa literatura, que trás para o papel toda essa diversidade e apresenta não só para estrangeiros, mais para nós mesmos a riqueza cultural do nosso país. Trazendo assim em sua escrita um universo particular de histórias, personagens e suas perspectivas.
A literatura regional e seus autores são as vozes que compõem o Brasil, eternizando as expressões e a identidade de cada povo, com suas raízes, costumes e memórias. E apesar da importância cultual e social, ainda há muito a ser feito para que os mesmos recebam o devido reconhecimento e apoio.
Com esse texto não quero levantar uma placa dizendo “leiam apenas os nacionais, fora literatura estrangeira”, longe disso. Mas, quero trazer para o nosso meio, uma pauta importante que precisa ser olhada com mais carinho, por nós leitores.
A nossa diversidade literária não se restringe somente nos clássicos como, Machado de Assis, José de Alencar, Guimarães Rosa e assim por diante… São livros eternos, que merecem estar aonde estão hoje, mas, quero ir além disso.
Com essa série de textos, desejo mostrar a pluralidade de histórias e autores do nosso país, aqueles que nunca ouvimos falar e que são incríveis em sua forma de relatar em tinta e papel, toda a riqueza do nosso povo.
Beijos da Jenny e Até.
*Jenny Melo – Sou mãe, esposa, estudante de Letras e que ama livros e tudo que envolve esse universo mágico além de todas as aventuras e as viagens que os mesmos proporcionam.