Matheus vence com larga vantagem e se elege Prefeito

O candidato Matheus Veneziani venceu por larga vantagem as Eleições Municipais deste ano, tornando-se o mais novo Prefeito de Caraguatatuba, assumindo o mandato a partir de Janeiro de 2025, numa eleição que foi marcada pela sujeira eleitoral dos santinhos espalhados pelos locais de votação. O novo Prefeito é filho do ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva, que renunciou devido a problemas judiciais ligados a sua candidatura.

Matheus Veneziani venceu o segundo colocado, o ex-Secretário de Governo da atual gestão, Neto Bota, por uma vantagem que ultrapassou os 6 mil votos ou mais de 9% dos votos válidos. A terceira colocação ficou com o Vereador Baduca, indicado pelo Prefeito com 14 mil votos a menos e a quarta colocação com o Coronel reformado Eduardo Stanellis, com 22% a menos. A última colocação ficou com Fábio Ferreira, que não teve mais do que 1.200 votos.

A Eleição Municipal deste ano em Caraguatatuba foi marcada pela sujeira generalizada de Santinhos distribuídos pelos diversos candidatos em frente e nas ruas de acesso aos locais de votação. O Blog Contra & Verso identificou Santinhos dos candidatos Matheus Veneziani, Neto Bota e Baduca Filho. Inquirido, Matheus falou com a Redação do Contra & Verso criticando a atitude de seus candidatos a Vereador e Cabos Eleitorais. “Eu pedi na reunião de equipe na véspera da Eleição que isso não fosse feito, pois eu repudio e recrimino tal atitude”, disse.

Ao longo do dia de Votação houve o registro de vários acontecimentos, como a falha em Urnas Eletrônicas nas seções 12 e 17, além de outras em escolas como a Maria Antonia no Jardim Califórnia e na Alcides Galvão. Na seção 12, no Thomaz Ribeiro de Lima houve uma triste coincidência. A urna apresentou falha e a reserva, levada ao local, também apresentou falha. A eleição deste ano foi marcada também pelo atendimento de eleitores em seções com Acessibilidade e o uso de Libras. Os candidatos se alternaram em votar nas suas respectivas seções nos períodos da manhã e a tarde. Na maioria das seções o movimento teve um fluxo maior num curto período da manhã, diminuindo a partir das 11 horas e ficando mais fraco no decorrer da tarde.

Não foram registrados Crimes Eleitorais, porém a Justiça Eleitoral em Caraguatatuba pediu aos partidos que evitassem jogar santinhos pelas ruas. Há informações também e sem registro de discussões acaloradas entre Cabos Eleitorais no colégio Thomaz Ribeiro de Lima e vias de fato na escola Professor Antonio de Freitas Avelar com Cabos Eleitorais do candidato a Vereador Tato Aguilar.

A equipe do Blog Contra & Verso visitou as escolas Benedito Laércio Soares no Massaguaçu, Avelino Ferreira no Porto Novo, Alaor Xavier Junqueira no Travessão, Antonio de Freitas Avelar no Estrela Dalva e as escolas Módulo e Thomaz Ribeiro de Lima no centro. Em todas elas a maior movimentação foi vista na frente da unidade escolar, bem como a sujeira eleitoral, apelidada pelos presentes como “Demoniocracia”.

Como o eleitor tinha apenas que votar em 2 cargos, esperava-se que o voto fosse mais rápido e ágil, porém o que se viu é que o eleitor levava mais tempo para ser liberado para votar do que propriamente cumprir com a sua obrigação, com tempos de 40 segundos a 1 minuto e 40 segundos de preparação e de 20 segundos a 1 minuto e 10 segundos para votar na urna eletrônica. As seções também recebiam as Justificativas de voto e conseguimos a contagem de apenas 35 unidades, mas sabe-se que um número ainda maior foi feita, tendo em vista o movimento de turistas e veranistas presentes na cidade.

Acompanhamos a apuração extraoficial pela Rádio Caraguá FM e segundo os relatos Matheus Veneziani venceu na maioria das seções eleitorais. Numa declaração via fone a aquela rádio, com 98% dos votos computados pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral, Matheus agradeceu os votos recebidos e declarou que o pai ex-Prefeito, Antonio Carlos da Silva é o seu conselheiro e estará com ele lado a lado na condução dos destinos da cidade e que a partir de Janeiro não terá um setor ou pasta como prioridade, pois toda Prefeitura será prioridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo