A Coluna Blogueando do Contra & Verso abre espaço hoje para falar sobre o programa “Domingo Família”, que teve início em 6 de Julho e se estende até os dias de hoje, apenas aos Domingos.
Evento
A Prefeitura copiou um evento tradicional em várias cidades e capitais brasileiras, que é o de fechar uma importante avenida, transformando-a em lazer para a família.
Data
A princípio haverá um teste aos Domingos, iniciando no dia 6 e finalizando primeiramente no dia 27, das 7 às 13 horas na Avenida da Praia.
Trânsito
Nestes dias e horário o trânsito no local sentido Centro/Martin de Sá será desviado para a outra pista, liberando o leito carroçável para o evento.
Trânsito 1
No dia 13 o trânsito comportou-se bem, estando moroso apenas no trecho do evento, sem engarrafamentos ou reclamações dos motoristas.
Cópia
O evento copia o que é feito na cidade de São Paulo, quando a famosa Avenida Paulista é fechada para o trânsito, no mesmo dia apenas em horário diferente.
Primeiro
Ao que parece não houve uma grande adesão no dia 6, o que causou manifestações e críticas quanto a sua realização e a partir daí, faremos uma análise do fato.
Vazio
Segundo os reclamantes no dia 6 a adesão foi mínima e os poucos que lá estavam, usaram mais a Ciclovia, o Calçadão e a Praça de Eventos.
Reclamação 1
Segundo os críticos o evento é desnecessário, pois o espaço da Ciclovia, da pista e do Calçadão é o bastante, não necessitando a mudança no trânsito.
Reclamação 2
De acordo com os críticos a pouca adesão mostrou que o evento foi um erro de ação.
In-Loco
Estivemos observando o evento no dia 13 e notamos que o movimento teve uma boa adesão, pelo visto maior do que o Domingo anterior.
Movimento
Ao visualizar, percebemos famílias e casais de todas as idades e grupos de amigos usando o Calçadão, a Ciclovia e o leito carroçável, com patins, bicicleta, caminhada, corrida e o lazer simplório, jogando bola ou passeando com o cachorro.
Futuro
Resta saber se a Prefeitura irá manter o programa durante a Temporada de Verão, quando o movimento na cidade certamente será maior.
Comércio
Estranhamente o Comércio da Avenida da Praia não acatou a ideia, pois apenas a Barraca do Coco da Lu estava aberta. Esperava-se que as barracas do Parque do Trombini fossem aderir.
Tráfego
A questão é mexer no trânsito na baixa temporada e outra e bem mais delicada é fazer isso em Dezembro e Janeiro, quando a locomoção para a Martin de Sá, a praia mais famosa do centro irá se tornar um transtorno, um pesadelo.
Positivo
Tendo em vista que o Semestre anterior foi irrelevante, pode-se dizer que esta foi uma ação positiva, que mesmo copiada, trouxe uma novidade para os moradores locais.
Última Forma
Ao longo dos domingos subsequentes o evento tomou forma e a cada final de semana, tornando-se um costume entre os moradores.
Será que a gestão Matheus está iniciando seus passos em prol da cidade e seus moradores??? Esperamos que sim…………!!!