A Política lida com a mente humana, com a sua Psicologia e com funções Administrativas também, é claro!!! Porém, como lida com pessoas, lida com emoções, que precisam ser controladas em ambos os lados. Alguns rompantes são compreendidos, porém não são aceitados, principalmente quando parte de um Agente Político.
Tema
A coluna de hoje narra as Tempestades Emocionais do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci quando do aniversário de 23 anos do Hospital local denominado Mário Covas.
Fonte
A coluna de hoje vem das informações do Irmão de Armas e um dos melhores Jornalistas do Vale do Paraíba, Hélcio Costa.
Assunto
A razão da tempestade está diretamente relacionada com o Fundo Soberano Ilhéu e a votação para liberação de parte dos valores guardados pelo Confiro – Conselho de Aplicação dos Royalties de Ilhabela.
Objetivo
Fundo Soberano é quando uma Prefeitura separa parte do seu dinheiro arrecadado, guarda e aplica este valor, para uso em caso de emergência financeira. Em Ilhabela o valor depositado e aplicado ultrapassa R$ 1 Bilhão.
Pioneiro
Ilhabela é uma das poucas cidades do Brasil a ter e administrar o seu Fundo Soberano, que é oriundo do repasse dos Royalties do Petróleo e do Gás.
Passado
Numa das gestões de Antonio Carlos, o Vereador Celsinho Pereira elaborou Projeto de Lei para a criação de um Fundo Soberano local. A proposta foi aprovada!!!
Veto
Infelizmente Caraguá não se tornou um pioneiro deste tipo de salvaguarda financeira, pois o Prefeito Antonio Carlos vetou e os Vereadores restantes aderiram ao Veto.
Empréstimos
Caso o Fundo Soberano tivesse sido aprovado a gestão anterior não necessitaria ter feito tantos empréstimos e colocado a cidade na precária situação financeira que até hoje é usada como desculpa pelo Prefeito Matheus.
Arrecadação
Com base no noticiário local, Ilhabela está padecendo da falta de recursos, devido à queda na arrecadação, decretando uma série de restrições e contingências financeiras para não paralisar obras e a manutenção diária da cidade.
Aprovação
Recentemente o Conselho do Fundo Garantidor dos Royalties aprovou a retirada de r$ 193 Milhões para sanar momentaneamente parte deste déficit. A retirada foi aprovada por 7 votos favoráveis e 5 contrários.
Tranquilo
Até aí alegria e satisfação, pois parte do problema estava resolvido e a cidade pode respirar com um pouco mais de tranquilidade.
Tranquilo Nada
É aí que começa o problema. Um dos votos contrários veio do Presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Ilhabela, o Advogado Roberval Saad, o que causou imensa indignação no Prefeito Capitão Boticão.
Descontou
Pelo visto o voto contrário ficou entalado na goela de Colucci, que aproveitou as festividades do aniversário do Hospital local para destilar o seu veneno e toda a sua ira.
Desabafo
Colucci chamou o Presidente da OAB local de Maluco, Crápula, Incapacitado, Covarde dentre outros. Não se tem notícia de que os outros votos contrários tenham recebido os elogios do Alcaide Ilhéu.
Inexplicável
Outro fato sem explicação diz respeito porque apenas o Presidente da OAB recebeu os “elogios” do Capitão Dentista.
Ações
Tal agressividade de Colucci mereceu a atenção especial do Presidente da OAB São Paulo e dos Presidentes das subseções das cidades do Litoral Norte.
Réplica
Roberval Saad gravou um vídeo nas Redes Sociais, replicando as declarações de Colucci, alegando que as declarações foram levianas, mal-educadas e grosseiras e que a entidade não irá se curvar as imposições que não estejam dentro da absoluta legalidade.
Conter as emoções faz parte do dia-a-dia de um homem público e desperdiça-las sem nenhum motivo mostra desequilíbrio emocional.