É público e notório que os Prestadores de Serviço de Primeira Necessidade de âmbito estadual vão de mal a pior, no caso a Sabesp e a EDP. O Tornado ocorrido no início do mês são uma prova disso, porém as reclamações precisam ser melhor detalhadas para uma convincente crítica.
Tornado
Ainda sobre o Tornado que assolou a cidade e boa parte da região no início de Agosto, o volume de prejuízos foi grande, seja no valor material bem como a falta de energia em várias residências e bairros.
Luz
Além do Tornado ter virado do avesso o Terraço da Redação do Contra & Verso, ficamos sem energia elétrica das 8h07 às 13h20, impossibilitados de redigir ou acompanhar pelo Computador o desenrolar dos acontecimentos.
Outros
Em outras localidades consumidores ficaram de 8 horas até 2 dias sem energia elétrica, comprometendo seus estoques alimentícios e os equipamentos necessários para a manutenção de vida e lazer.
Energia
A falta de luz impossibilitou que a Sabesp pudesse exercer suas funções no que tange ao tratamento de água.
Qualidade
Falando em qualidade dos Prestadores de Serviço tornou-se frequente os erros e problemas na Sabesp, principalmente após a privatização em diversas localidades no Vale do Paraíba, bem como suas empreiteiras contratadas, que deixam uma bagunça deliberada nas ruas após as obras realizadas.
EDP
No caso da EDP, se já não bastasse a falta de energia em dias ensolarados e cheio de calor sem qualquer razão, as reclamações aumentam em momentos críticos, como foi o Tornado que assolou a cidade.
Reclamações
As reclamações aumentaram dias após o Tornado, mostrando a ineficiência da EDP em resolver estas questões.
Repúdio
A Câmara chegou a aprovar Moção de Repúdio a EDP na Sessão Ordinária de 12 de Agosto, o que para eles não tem qualquer importância, segundo sabemos, pois nada de concreto será feito para que a Concessionária mude o seu modo de trabalhar.
Justiça
A Prefeitura informou, através de uma postagem nas Redes Sociais, que contou 30 consumidores que ficaram sem luz horas após o término do Tornado, o que mereceu o protocolo de uma ação exigindo ressarcimento.
Porcentagem
A EDP falava sempre em porcentagem de consumidores resolvidos para justificar o seu trabalho, porém se falarmos em números o quadro é outro.
Números
Baseando-se no número de carnês de IPTU, que significam uma ligação de luz a ser resolvida em caso de falta, podemos analisar o fato de outra maneira.
Números 1
São mais de 79 mil carnês de IPTU, ou seja, 79 mil ligações de luz de consumidores em Caraguatatuba, com os números de problemas e resultados divergindo bastante e sem nunca informar quantos consumidores ficaram sem energia por causa do Tornado.
Números 2
A EDP em determinado momento disse faltava resolver apenas 1% das ligações, o que seriam 790 residências, número pequeno no universo da cidade e grande em termos de consumidores com necessidades.
Números 3
Já a Prefeitura alega que contabilizou 30 consumidores reclamantes, usando isso para protocolar uma ação na justiça. Este número representa 0,04% das ligações na cidade.
Pelo sim e pelo não, sejam pequenos ou grandes números, o melhor seria que as Concessionárias tenham um plano emergencial pronto quando um imprevisto como este ocorrer.