Estamos terminando o ano de 2025 e a situação eleitoral em Caraguatatuba ainda não estava definida, podendo haver alterações nas cadeiras e na tradicional composição Situação/Oposição, o que acabou não ocorrendo.
Furão
Começamos com o caso do Vereador Maurílio Moreira – o Vereador Furão – que ainda não teve o seu processo julgado pelo TRE – Tribunal Regional Eleitoral.
Denúncia
Maurílio foi denunciado por não ter se desvinculado da empresa a qual é sócio proprietário e tinha contrato com a Prefeitura na época do pleito.
Processo
Em decorrência disso os votos recebidos por Maurílio Furão estavam em litígio e acabaram culminando em 2 processos movidos por pessoas diferentes.
Processo 1
Num processo o autor é o Suplente Marcos Quincas que pedia a extinção dos votos recebidos por Maurílio para que ele seja nomeado Vereador no lugar dele.
Processo 2
O segundo processo teve como autor o Suplente Fernando Cuiú que solicitava a anulação dos votos de Maurílio, para que ele ocupasse a vaga.
Interpretação
No segundo processo há quem diga que no caso da anulação o beneficiário seria na verdade o Suplente Celso Pereira, o pavio curto número 1 da política em Caraguá.
Última Forma
Em 4 de Setembro o Tribunal Regional Eleitoral decidiu pela absolvição do Vereador, entendendo que não houve falha ou erro quanto ao seu registro.
Mais Um
Mas o assunto não para por aqui. Em 12 de Agosto o TRE anulou os votos da Federação Rede/Psol nas Eleições Municipais de 2024 em Caraguatatuba.
Anulação
A anulação atinge as candidatas Evelyn Correia Pessoa e Karina Correa Lemes de Castro por fraude no cumprimento da cota de gênero.
Inelegíveis
Ambas se tornaram inelegíveis por 8 anos a partir de 2024.
Fraude
A dupla de candidatas não recebeu sequer um voto, renunciaram um dia antes da eleição, tiveram a Prestação de Contas zerada e não realizaram atos concretos na Campanha Eleitoral.
Soma
Somados os votos recebidos pela Federação PSOL/Rede teve no total 777 votos, respectivamente 75 e 702 votos.
Recontagem
O Cartório Eleitoral de Caraguá vai receber a notificação do Tribunal Regional Eleitoral para proceder a recontagem do Quociente Eleitoral e Partidário.
Mudança
Até o fechamento desta coluna o comentário é de que haveria a alteração de 3 cadeiras na composição do Legislativo na cidade, porém até agora ninguém saberia dizer quem seria trocado.
Atualizando
Conjecturas a parte o número de votos extintos não representa problema ou alteração no Quociente Eleitoral e na composição das cadeiras do Legislativo.
Esta Eleição de 2024 em Caraguá vai ficar para a história!!!