Tem assuntos na Política que vem e vão e outros não saem da lista de pautas importantes. Este é o caso da Câmara e principalmente da Eleição da Mesa Diretora para o Biênio 2027/2028, que anda fumegando que nem incenso há muito tempo.
Câmara
A Mesa Diretora da Câmara é composta por 4 Vereadores: Presidente, Vice-Presidente, Primeiro e Segundo Secretário. Com a atual composição até 3 chapas podem concorrer.
Mandato
Antigamente o mandato de uma Mesa Diretora era de 2 anos sem direito a reeleição. Com a alteração no Regimento Interno a Mesa Diretora do primeiro Biênio pode tentar a reeleição no segundo Biênio.
Extinção
Após ser reeleito e quando almejava a Presidência do Legislativo, AC Júnior dizia aos 4 cantos da cidade que iria extinguir a reeleição da Mesa Diretora, retornando ao texto antigo no Regimento Interno.
Prazo
Depois de eleito e empossado Presidente, AC Júnior dizia que até Março deste ano colocaria em votação o projeto extinguindo a reeleição. Estamos próximos do final do ano e a estratégia mudou.
Análise
Certo dia, num Restaurante Japonês, entre um Sushi e um Temaki encontramos o Presidente da Câmara e perguntamos sobre a reeleição da Mesa Diretora. Depois de um Niguiri e um pouco de Gengibre o Presidente explicou.
Forças
Primeiro AC Júnior negou que iria extinguir a reeleição e depois, alegou que o momento é se precaver e medir forças e intensidades, visando um mar de tranquilidades para o irmão Prefeito Matheus Veneziani.
Acordo
Lembrando que durante a eleição para o primeiro Biênio foi acordado um trato entre AC Júnior e o Vereador Duda Silva, que um deles seria o Presidente entre 2025 e 2026 e o outro ficaria com o Biênio restante.
Estratégia
Segundo AC Júnior o plano é o seguinte: Se no final do próximo ano Duda Silva não estiver municiado e preparado para vencer o pleito interno e Tato Aguilar ou outro Vereador ameaçar uma vitória, AC Júnior se utiliza do Regimento Interno e sai candidato a Reeleição.
Confiança
Segundo fontes próximas e fidedignas ligadas a Duda Silva o mesmo está em dúvida se AC Júnior vai manter o acordo feito no início do ano quanto a indicação para a Presidência.
Traição
De acordo com amigos de Duda Silva, o Vereador só não gostaria de ser traído novamente como ocorreu quando foi Vereador na gestão 2017/2020.
Trato
Para Duda o mais importante é que o trato firmado no início do ano seja mantido e ratificado, para o bom andamento da Política local, do dia-a-dia da Prefeitura e dos últimos 24 meses da gestão Matheus.
Olhos
Nos Bastidores Políticos a menção é de que Duda Silva fica com sangue nos olhos quando o assunto é eleição da Mesa Diretora para o próximo Biênio.
Traído
Duda Silva teria comentado que espera um cenário real e verdadeiro na época da eleição da nova mesa e não que seja inventado um cenário fictício para justificar a Reeleição e uma Traição.
É duro ver que na política traições e mudanças é algo normal, tradicional, de praxe.