Política 2025 – 151

E hoje o papo é com a Câmara de Caraguá e as últimas informações sobre a Casa de Leis, o Legislativo local. Mudanças aconteceram e outras devem ocorrer nos próximos dias, pois o lar dos Vereadores é um berço de importantes notícias.

 

Cenário

A Câmara de Caraguá é composta por 15 Vereadores, devidamente eleitos pelo Voto Popular em Outubro de 2024, para um mandato de 2025 a 2028.

 

Divisão

Entre as 15 cadeiras, podemos dizer que existe apenas 1 opositor declarado e um grupo de centro composto por mais 3 Vereadores, com o restante sendo da situação.

 

Comissões

O Legislativo local tem 5 Comissões Permanentes e 3 CAR – Comissões de Assuntos Relevantes que até o momento não finalizaram seus trabalhos e apresentaram Relatório Final.

 

Liderança

A Câmara tem um líder que representa o Prefeito, no caso a Vereadora Lalá, que agora quer ser chamada de Lala e posteriormente renunciou a função e passou a bola para o Vereador Marcelinho Pereira.

 

Troca

A base da coluna de hoje é sobre a liderança do Prefeito na Casa de Leis. Na Sessão Ordinária de 26 de Agosto a Vereadora apresentou ao Prefeito a sua renúncia da função.

 

Novo

Com base no pedido da Vereadora o Prefeito Matheus optou por Marcelinho Pereira para a função. Lembrando que Marcelinho pertencia ao grupo da oposição durante o pleito.

 

O Líder

Ao longo dos últimos 10 anos de existência do Blog Contra & Verso abordamos várias vezes sobre a função do Líder do Prefeito na Câmara Municipal.

 

Discordância

A Redação do Contra & Verso defende a tese de que não deve existir uma liderança do Executivo dentro do Legislativo, por ser desvio de função.

 

Incompreensível

Para o Contra & Verso é incompreensível que o Legislativo, que fiscaliza o Executivo, tenha um membro que irá defender os interesses e os projetos do Prefeito.

 

Porta Voz

Defendemos a ideia de que exista um “Porta Voz Político”, que frequenta as Sessões Ordinárias e faz as defesas e apresentações, quando o Prefeito enviar um projeto para discussão e votação.

 

Novo Líder

Mas voltemos ao assunto da coluna de hoje. Quais as razões para Lala deixar a liderança, conquistada como prêmio de Consolação.

 

O assunto desta coluna será dividido em 3 partes. A segunda parte é a próxima coluna. Acompanhe!!!

Acessar o conteúdo