Política 2025 – 160

E a Construção Civil foi o tema da última polêmica na cidade. Na verdade, foi uma polêmica escancarada, aberta, mas sim velada, quieta, movimentando os bastidores políticos e empresariais em Caraguá. Ao que parece a situação foi contornada para o bem do capital e da manutenção de empregos e continuidade de obras.

 

Autistas

E mais uma vez os Autistas estão sendo usados na cidade com fins políticos, para ganhar eleitorado, para fazer a imagem de bom moço e de um político de bom coração.

 

Estrutura

Digo isso pois ao invés de usá-los como manobra eleitoral, os políticos deveriam lutar pela melhoria na estrutura de Saúde e Ensino dos seus integrantes, para que cresçam e se tornem adultos mais saudáveis e dignos.

 

Bate Estaca

As notas acima formam a introdução da coluna de hoje, que versa sobre um Projeto de Lei, aprovado e depois remendado, de autoria do Vereador Aurimar Mansano – O Vereador sem Noção.

 

Assunto

O Projeto diz respeito ao barulho e tipo de Bate Estaca nas construções em Caraguatatuba, que devido ao som alto emitido, tem atrapalhado a vida dos Portadores de Necessidades Especiais.

 

Mudança

Segundo o Vereador o famoso Bate Estaca deveria ser trocado por uma perfuratriz do tipo hélice, que emite menos decibéis.

 

Fundação

É bom lembrar e frisar que a fundação de uma construção, do tipo prédio de apartamentos ou condomínio residencial vertical pode ser feita através da introdução de estacas no solo ou na elaboração de uma peça de concreto, na forma de sapato, daí vem o nome de sapata.

 

Piso

Dependendo da análise do solo a fundação do prédio pode variar entre Estaca e Sapata, respectivamente para solos mais firmes e mais arenosos.

 

Freático

Quem mora em Caraguá sabe que o Lençol Freático na cidade é extremamente alto, bastando cavar cerca de 2 metros para verter água.

 

Limitações

Segundo o primeiro projeto aprovado serão permitidas apenas a fundação do tipo hélice, com limitação de decibéis.

 

Críticas

Foram várias as manifestações, vindas de engenheiros, empreiteiros, técnicos da Construção Civil, empresas terceirizadas ligadas ao setor, dentre outros.

 

Alegações

As alegações davam conta de que havia chance de acidentes e que os custos das obras teriam aumentos exorbitantes, bem como o cancelamento de várias obras devido as novas obrigações.

 

Alterado

O projeto foi alterado depois que o Arquiteto Aboud e o Engenheiro Gílson Mendes, ambos da Prefeitura, debateram o assunto com o Vereador.

 

Modificado

Com o novo projeto o famoso Bate Estaca é liberado e o seu funcionamento restrito para um certo número de horas diárias.

 

Motivo

Se analisarmos a fundo o Bate Estaca não é motivo de tanto incômodo, pois funciona no expediente normal da construção civil e por um pequeno período.

 

Bastidores

A polêmica pode ter sido velada e mantida nos bastidores, mas foi o bastante para os comentários pela Rádio Peão, de que existem várias obras próximas a casa do Vereador e que ele não suporta o barulho dos Bate Estaca.

 

E assim se encerra mais um imbróglio na política local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acessar o conteúdo