Política 2025 – 169

Estivemos presente na Feira do Japão, realizada de 7 a 9 de Novembro na Praça de Eventos, também conhecida como Praça da Cultura, para constatar in loco o evento. A impressão, posso garantir, não foi a melhor possível.

 

Japão

O Japão é um dos países que mais contribuíram para o desenvolvimento do Brasil, com início em 1908, através dos primeiros imigrantes que desembarcaram do navio Kasato Maru.

 

Descendentes

O Brasil é um dos países com maior número de descendentes vivendo em nossas terras, sendo o maior tanto na América do Sul como na América Latina.

 

Local

Em Caraguá é grande o número de descendentes vivendo em nossas praias, com os mais novos representando a terceira geração do Kasato Maru.

 

Agremiação

Em nossa cidade a colônia japonesa é representada pela ACREC – Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Caraguatatuba.

 

Centenário

Este ano comemora-se os 130 anos de Relacionamento Diplomático entre o Brasil e o Japão.

 

Culinária

Em Caraguá estão instalados pelo menos 10 Restaurantes que produzem, vendem e comercializam a Culinária Japonesa, maior do que os estabelecimentos de Frutos do Mar e Culinária Italiana e também da Culinária Árabe, inexistente na cidade.

 

Prejudicial

Iniciamos os comentários informando que menos de 5% das barracas de comida eram da cidade e as locais, não eram de Culinária Japonesa.

 

Não Estavam

Quando da nossa visita não estavam no recinto o Garoto Travesso e nem a Secretária Ventríloquo, que certamente compareceriam na abertura oficial, no dia seguinte.

 

Objetivo

Presume-se que uma Feira Temática ligada a uma nação contenha a sua história, sua relação com o Brasil, a sua situação atual, sua Arte, Cultura, Esporte, Economia e Culinária tradicional.

 

Atual

O que constatamos foi visivelmente o contrário: 5% de barracas com artigos ligados ao Japão, mais 5% de barracas de produtos diversos e 89% de barracas de Culinária Japonesa e Coreana.

 

Restante

O 1% restante era composto pela Acrec e a espetaria do Ticho, que mesmo sendo local, não apresentou quitutes japoneses.

 

Na próxima coluna a última parte da Feira Caça-Níqueis do Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acessar o conteúdo