Política 2025 – 178

Finalizando o assunto Orçamento, falaremos sobre as Emendas apresentadas pelos Vereadores.

 

Emendas

Como já citamos em coluna anterior sobre este assunto, as Emendas são prerrogativas dos Vereadores, que podem ser apresentadas para a votação do Orçamento anual.

 

Objetivo

O Vereador inclui a emenda, geralmente numa área não atingida pelo Executivo ou a pedido de um segmento da população ou do mercado, visando a melhoria de vida e/ou desenvolvimento da cidade.

 

As Emendas

No total foram apresentadas 15 emendas, sendo que uma delas foi retirada e destas 14 todas foram aprovadas pelos Vereadores.

 

Quem ???

Ao contrário do que se esperava, nem todos os Vereadores apresentaram emendas no Orçamento 2026, desconhecendo-se a razão.

 

Apenas 3

Apenas 3 Vereadores apresentaram emendas no Orçamento 2026; Aurimar Mansano, Dra. Lala e a Vereadora Vilma, respectivamente 5, 8 e apenas uma emenda.

 

Assuntos

Das 14 emendas aprovadas 5 foram destinadas a Educação, 3 para a Saúde, 2 para os Servidores, 1 para os PCDs, 1 para os Pescadores e 2 para o Social.

 

Destaques

Destas, destacamos 7 como as mais importantes para o próximo ano como fator de desenvolvimento do município, sendo 3 na Saúde, 2 para os Servidores, 1 para os Pescadores e 1 para o Social com ressalvas.

 

Autores

As emendas que separamos como destaque tem como autores os Vereadores Aurimar, Dra. Lala e Wilma Teixeira.

 

Aurimar

Aurimar apresentou emendas que versam sobre a construção de um Hospital Municipal e de aumento para os Servidores.

 

Wilma

A Vereadora Wilma Teixeira apresentou emenda para implantar na Saúde Municipal o tratamento com Ozonioterapia e Infiltração via Ultrassom.

 

Lala

A Advogada que está Vereadora aprovou mais estrutura para os PCDs, para os Entrepostos de Pesca no Camaroeiro e Porto Novo, além de mais uma para o social e outra para Saúde.

 

Ressalvas 1

Na verdade, se analisarmos a fundo são 2 as emendas da Dra. Lala que podem ser vistas como desnecessárias e dispendiosas para o Erário Público.

 

Ressalvas 2

A Vereadora quer criar a Diretoria de Vigilância Ambiental de Zoonoses, vinculando-a ao Meio Ambiente e reorganizando a Diretoria de Saúde Coletiva.

 

Ressalvas 3

Em outra emenda a Vereadora deseja criar a Secretaria Municipal da Mulher, visando obviamente a proteção e orientação as integrantes do sexo feminino.

 

Desnecessário

Quanto a emenda ligada a Zoonose a medida é vista como desnecessária, pois no atual momento, que pede organizar a máquina administrativa, mexer na Saúde e no Meio Ambiente apenas por causa da Zoonose é pura perda de tempo e dinheiro público.

 

Mulher

A criação da Secretaria Municipal da Mulher é combatida por esta Redação desde a Eleição Municipal do ano passado, pois significa aumento dos gastos públicos num momento onde a palavra de ordem é economizar e racionalizar o Erário Público.

 

Divisão

O mais correto seria a criação da Divisão da Mulher, vinculada ao Social ou a Saúde para os devidos cuidados com as filhas de Deus. O gasto e a estrutura de uma nova Secretaria tornam-se impraticável nos dias de hoje.

 

Espera-se que o Prefeito vete as Ressalvas para um melhor andamento do Orçamento no próximo ano.

Acessar o conteúdo