A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba – ACEC – realizou sua eleição para a nova diretoria, que assume em Janeiro de 2026 por 2 anos. O pleito faz parte da famosa ‘Blindagem’ ao Prefeito Travesso, com intuito de dar-lhe tranquilidade nos anos restantes da sua gestão.
Entidade
A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, que já teve o nome de ACIC – Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba é a entidade máxima representativa dos Comerciantes e Prestadores de Serviço na cidade.
Idade
A entidade nasceu por obra de sonhadores e guerreiros vanguardistas na década de 70 no Século passado, com o objetivo de ver seus direitos garantidos, a esperança de novos tempos e a modernidade para melhor vender e lucrar.
Combativa
Nos meus 40 anos de Jornalismo sempre presenciei uma Associação Comercial combativa, lutadora, perseguidora de ideias e ideais.
Exemplos 1
Na gestão Trombini a Diretoria da época pediu o ISS do Orçamento Municipal para agregar valor ao Turismo local. Até hoje lembro dos olhos arregalados do Prefeito quando ouviu a proposta!!!
Exemplos 2
Em um dos mandatos do Prefeito Antonio Carlos foi travada uma luta a ferro e fogo contra a Zona Azul, com direito a Passeata e protestos em frente ao prédio da Prefeitura. Lamentável dizer que naquele dia o ex-Prefeito tratou os manifestantes com total insignificância.
Exemplos 3
Na gestão do finado ex-Presidente Stênio Pierotti a falta de respeito da Prefeitura quanto aos problemas por ele levados para uma solução que nunca ocorreu.
Exemplos 4
Foram várias manifestações, políticas e sociais ao longo dos últimos 50 anos, sempre com o intuito de preservar e defender esta classe que luta diariamente por dias melhores.
Evoluiu
A ACEC também evoluiu ao longo dos anos. As novas gerações dos vanguardistas, sonhadores e guerreiros construiu uma sede própria, estabeleceu acordos e convênios, equilibrou as finanças e realizou campanhas para atrair consumidores.
Atual
Os tempos passaram e a situação da entidade é outra, com dívidas e um parcial descrédito dos comerciantes, que não apoiam os mais simples eventos criados pela atual diretoria.
Com certeza este assunto não terminou, continua na próxima coluna……………..!!!