E o que todos esperavam infelizmente aconteceu. A empresa SOU Caraguatatuba, pertencente ao grupo liderado pela família Chedid enfim colocou as manguinhas de fora e começaram as irregularidades no Transporte Coletivo Municipal.
Quem
A família Chedid oriunda da cidade de Bragança Paulista é a célula mater das várias empresas de ônibus que estão instaladas em pelo menos 16 cidades.
Futebol
Para quem não lembra ou sabe o patriarca da família Chedid foi Presidente da Federação Paulista de Futebol e do clube Bragantino.
Derivados
De descendência Árabe, os filhos, sobrinhos e netos caminharam com o avô no Transporte Coletivo Municipal criando diversas empresas como a Fênix, Sancetur e as SOU em Caraguá, Ubatuba e São Sebastião.
Praiamar
A entrada da família Chedid no Litoral Norte ocorreu depois que o ex-Prefeito Aguilar Júnior fez o possível e o impossível para retirar a Praiamar da cidade. Foram pelo menos 3 anos de disputas e brigas até culminar com a saída da antiga concessionária.
Emergência
Com a saída da Praiamar a Fênix foi convidada para assumir emergencialmente o Transporte Coletivo até que finalizasse a Concorrência.
Controle
Durante o imbróglio de retirada da Praiamar, recebemos a informação de que os planos da família Chedid era o de controlar o Transporte Coletivo em toda a região.
Problemas
Naquela época São Sebastião também duelava contra uma empresa que a princípio não trabalhava a contento. Em Ilhabela a concessão estava terminando e em Ubatuba tudo andava às mil maravilhas.
Monopólio
Com o passar do tempo entrou a SOU São Sebastião, em Caraguá a Fênix, em Ilhabela a SOU Ilhabela e em Ubatuba continuava uma empresa que não pertencia a família Chedid.
Troca
Passado o tormento das Licitações a Fênix em Caraguá admite não ter condições de manter a Concessão e a Prefeitura simplesmente repassa a autorização para outra empresa do grupo, a SOU Caraguá, sem que houvesse uma nova Licitação.
Pouco
A vida da SOU Caraguá sem problemas dura pouco, para em seguida iniciarem as reclamações, que vinham do seu antecessor, a Fênix, que mudou-se para Ilhabela, num acordo familiar de cavalheiros.
Problemas
Portas que não fecham, rampas que não funcionam, vazamento do ar-condicionado, infiltrações e queixas contra alguns motoristas dentre outros identificam o cenário do Transporte Público em Caraguatatuba.
Multas
Segundo informações são centenas de advertências e multas, num valor acima dos R$ 300 mil, de acordo com os relatórios da CAR – Comissão de Assuntos Relevantes – do Transporte Público Municipal.
Desprezo
Se não bastassem as multas, advertências e reclamações dos moradores a SOU resolveu desprezar os poderes constituídos, ou melhor, a Câmara e por 2 vezes não compareceu aos convites para dar explicações a CAR.
Cancelamento
Na Câmara Municipal e no meio político já se fala no cancelamento da Concessão com a retirada da SOU da cidade. A Prefeitura por sua vez não se pronuncia, apenas multa e adverte a empresa.
Amenizou
Pelo visto a situação está parcialmente amenizada, pois os brimos resolveram conversar com a Prefeitura e a Câmara, para reduzir as reclamações e proporcionar um atendimento, no mínimo, satisfatório.
Espera-se um pouco de consenso e respeito da empresa para com a cidade de Caraguatatuba.