Política 2025 – 200

O ano Político em Caraguatatuba terminou oficialmente em 9 de Dezembro, com a Sessão Solene de Prestação de Contas do Chefe do Executivo perante os Parlamentares com a casa cheia, principalmente de Servidores Efetivos e Comissionados. O que vamos narrar agora mostra que nada mudou em sessões como esta.

 

Prestação de Contas

A Sessão é Solene e o título é o seu objetivo, ou seja, o Prefeito presta contas do que fez no ano usando de suas prerrogativas e do Dinheiro Público arrecadado.

 

Ano Passado

Uma alternativa que deveria ser usada pelos Vereadores é ter em mãos o Relatório da Gestão no ano passado para confrontar com o do ano seguinte e a partir de aí fazer os devidos questionamentos.

 

Não Acontece

A questão é que as Prestações de Contas dos Prefeitos tornaram-se sessões de elogios e pedidos e nunca de confrontação de dados para avaliar o trabalho realizado pelo Chefe do Executivo.

 

História

A Sessão Solene de Prestação de Contas tornou-se obrigatória a partir da instauração da Lei Orgânica Municipal em 1990, na gestão do ex-Prefeito Bourabeby.

 

Antes

No passado o Prefeito prestava contas 2 vezes ao ano, em Janeiro e em Julho, respectivamente sobre o semestre anterior e o primeiro semestre do ano.

 

Mudou

Numa certa época, durante uma das gestões do ex-Prefeito Antonio Carlos ficou estabelecido que em ano eleitoral municipal a Prestação de Contas seria feita após o pleito, para evitar que o candidato a reeleição usasse a Câmara para fazer campanha.

 

Praxe

A praxe nestas sessões é a abertura da sessão pela Câmara, para em seguida vem o discurso do Prefeito, um vídeo do Executivo mostrando o que foi feito para depois responder as perguntas dos Vereadores. A sessão termina com o discurso final do Prefeito.

 

Repetiu

A Sessão Solene de 9 de Dezembro obedeceu a praxe e a tradição, com a exibição de um Vídeo de aproximadamente 15 minutos mostrando os feitos do Prefeito Travesso em 2025.

 

Staff

O Secretariado foi acomodado dentro da ferradura do plenário, podendo ser chamado para responder alguma questão no caso do Prefeito não saber responder.

 

Perguntas

Fizeram perguntas e indagações ao Prefeito e não confrontaram dados os Vereadores Ceará, Danster, Bigode, Duda, Cássia, Maurílio, Marcelinho, Vilma, Vera e o Presidente AC Júnior.

 

Calados

O restante não indagou, perguntou e tão pouco fez festinha com a presença do Prefeito.

 

Atrasado

Quem chegou atrasado foi o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde Sérgio Braz e para variar, houve falha no Cerimonial quando anunciaram a sua chegada.

 

Exigente

O Presidente da Câmara anda muito exigente quanto aos prazos de fala dos Vereadores, estabelecendo 3 minutos para cada um, além do fato de cumprimentar de forma errada, dando boa noite a todos e a todas.

 

Ultrapassou

Estranho e porque não dizer hilário, quando da vez do Presidente da Câmara falar, o prazo limite não foi respeitado e AC Júnior falou por pelo menos 10 minutos.

 

Prestou Contas

Ao invés de confrontar o Prefeito com dados, fazer elogios ou pedidos de melhorias como os Parlamentares que fizeram uso da palavra procederam, AC Júnior usou o seu tempo dilatado para fazer a Prestação de Contas da Câmara, fugindo totalmente do objetivo da sessão.

 

Recado

Quem esteve presente ou assistiu pelo You Tube percebeu claramente de forma indireta, mas veladamente de maneira direta que Matheus tem que se preocupar com a gestão que está fazendo, pois ele tem como objetivo ser o Prefeito de Caraguá em 2029 e ao que parece, o seu irmão Vereador também.

 

A nossa política local está lentamente pegando fogo, dia após dia……………!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acessar o conteúdo