Política 2025 – 59

Com o início do mandato no Legislativo foi aberta a temporada de Projetos absurdos, as famosas presepadas da Edilidade.

 

Manipulação

E o Vereador Maurílio Fujão não foge à regra e também apresentou proposta absurda, ou melhor, propostas absurdas.

 

Manipulação 1

Uma das propostas do Maurílio Fujão diz respeito a criação de uma Farmácia de Manipulação na Secretaria de Saúde do município.

 

Ampliação

Não se sabe ao certo se o Vereador quer ampliar o número de remédios na Rede Pública Municipal ou começar a fabricar remédios que estejam em falta na Farmácia das UBSs.

 

Estrutura

O que o Vereador não está atentando, obviamente por sua inexperiência, é a estrutura que uma Farmácia de Manipulação necessita para sua formação e pleno funcionamento.

 

Estrutura 1

Uma Farmácia de Manipulação necessita de equipamentos caros, pessoal especializado que a Saúde Municipal não tem, sais e ingredientes de alto custo, bem como de uma produção em larga escala, não importando o remédio que seja receitado.

 

Estrutura 2

É bom lembrar que uma Farmácia de Manipulação não produz apenas uma unidade de determinado remédio, pois quando o faz, produz dezenas, não importando qual remédio seja, pois estará se dirigindo a população em geral e apenas um pedido de um cliente.

 

Espera

Fico pensando se o paciente vai esperar que o seu remédio seja receitado para outras pessoas, enquanto padece do problema descoberto pelo médico, até que uma quantidade aceitável do medicamento seja viável para a Farmácia de Manipulação.

 

Megalomaníaco

No final das contas Maurílio Fujão estreia na política com o seu primeiro projeto Megalomaníaco.

 

Mais Um

Mas como desgraça pouca é bobagem, Maurílio vem com a segunda presepada. Projeto Carro Social.

 

Carro Social

Este projeto em questão tem por objetivo fornecer transporte gratuito para os usuários de UBSs, CEM ou UPA, para o retorno às suas residências de origem após o respectivo atendimento.

 

Gratuito

Fico imaginando Carros de Lotação, Ônibus fretados pela Prefeitura ou Vans alugadas para levar de volta os usuários da Saúde, não importando o horário. Penso que seria inviável.

 

Ida

Se o Edil fujão está pensando na volta a casa, porque não pensa na ida as Unidades de Saúde, montando postos de embarque em determinados pontos da cidade.

 

Problema

Neste caso o problema é dar uma dor de barriga e quando você tiver chegado no ponto de embarque o carro já estiver saído ou a saída do carro for para a UBS e não a UPA. Complicado!!!

 

Prejuízo

Se por um lado esta medida irá suavizar para os lados dos parentes e amigos que sempre ajudam, por outro Taxistas, Ubers e até a Concessionária de Transporte Coletivo vai sair no prejuízo.

 

Estado

O Estado não pode arcar com todos os detalhes sobre seus Contribuintes, pois já tem assuntos demais para resolver e não consegue resolver todos, bem como arrumar mais uma questão para resolver, mais uma sarna para se coçar.

 

Serviço

Ao Estado cabe cuidar da Segurança, Educação, Infraestrutura e Saúde, no que tange a resgatar o usuário em momento de crise e cuidar dele até o seu restabelecimento, apenas isso.

 

Memória

Com certeza este não será o primeiro e muito menos o último projeto Megalomaníaco que entrará para a história da Política local.

 

Ficamos a imaginar o que ainda vem por aí até o final desta Legislatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pular para o conteúdo