E a coluna de hoje tem como tema a entrega dos Títulos de Gratidão Caiçara na Câmara de Caraguá, realizado em 10 de Abril às 19 horas. Infelizmente o Cerimonial do Legislativo local continua devendo, necessitando de alguns ajustes.
Gratidão Caiçara
Esta honraria foi criada para prestigiar e homenagear os Caiçara Raiz, aqueles que nascido nesta terra trabalham ou trabalharam em pró do povo que aqui vive.
Solene
Geralmente esta honraria é entregue no dia do Caiçara, anualmente comemorado em 19 de Abril, com base em Lei Municipal.
Praxe
Neste caso e em todas as Sessões Solenes para entrega de honraria a praxe é a seguinte: O Vereador escolhe o homenageado (a), avisando-o com pelo menos 15 dias de antecedência. A honraria é aprovada em plenário, a placa é elaborada, o Cerimonial organiza o evento entregando a honraria com uma lembrança em Sessão Solene.
Aviso
E esta foi a primeira falha. Sabe-se que certos homenageados foram avisados 72 horas antes da Cerimônia, o que é imperdoável.
Faltou 2
Dos 15 Vereadores apenas Danster e Aurimar Mansano não concederam a citada honraria. Será que não queriam ou não havia ninguém que eles achassem ser merecedor???.
Apresentação
O Mestre de Cerimônia iniciou apresentando um a um os homenageados, pedindo palmas para cada um deles. Ato desnecessário que só aumenta um evento que naturalmente é demorado!!!
Sentados
Os homenageados foram colocados nas galerias, reduzindo as cadeiras para o público presente, quando deveriam ter sido colocados na ferradura do plenário, como comumente era feito.
Show
Ao iniciar a Cerimônia houve uma apresentação musical, feita por um Radialista que tem predileção pela Música Sertaneja Raiz.
Amigo
O amigo cantor em questão é parceiro do ex-Secretário de Comunicação Social da Prefeitura.
São os detalhes que tornam o Cerimonial Público uma função de classe, categoria e primazia que agrega valor a um dos atos mais tradicionais da Sociedade Civil Organizada.