Continuamos a falar sobre o Legislativo local!!!
Atrás
Outro tema que é muito praticado não só na Câmara, mas por boa parte da população é utilizar o termo “Há tantos anos atrás!!!”
Passado
Se você está falando “A Catástrofe em Caraguatatuba aconteceu há 56 anos atrás!!!”, é melhor consertar o seu Português, pois se o fato ocorreu em 1967, o melhor e mais correto é dizer “A Tromba D’agua em Caraguá se deu há 56 anos!!!”, pois se é passado é desnecessário dizer atrás.
Futuro
Agora o caso é inverso e falamos de futuro. “As chuvas de Março de 67 vão completar o seu centenário daqui a 44 anos ou nos próximos 44 anos”, não necessitando dizer 44 anos para a frente!!!
Boa Noite
A Educação Básica, a Etiqueta do dia-a-dia diz como regra responder Bom Dia, Boa Tarde ou Boa Noite quando cumprimentado, porém, no Cerimonial Público o bom senso é algo primordial e prioritário para evitar que um evento não se torne cansativo.
Atual
O que tem acontecido semanalmente na Câmara de Caraguá é o Vereador dizer Boa Noite e o Presidente responder. Se todos os 15 Vereadores pedirem a palavra pelo menos 1 vez na sessão o Presidente responderá 15 vezes Boa Noite na mesma sessão.
Desnecessário
A menção e resposta não está errada, sendo apenas desnecessária, pois torna a Sessão Ordinária cansativa, pois se o Presidente abre a sessão desejando Boa Noite, os Vereadores ao se pronunciarem, na primeira vez, possam desejar o mesmo, não precisando que o Presidente responda, sendo que na segunda intervenção também não é necessário fazer a saudação ao Presidente.
Agente
Outro termo mencionado de forma errada no verbo é o “A Gente!!!”, quando se refere ao coletivo ou para ocasiões que reúnam duas ou mais pessoas. O mais correto é dizer “Nós”.
Praxe
Já se tornou praxe usar o termo em frases como “A gente vai”, “A gente usa”, “A gente gosta”, “A gente pensa” e por aí vai. Alterar e modificar a Língua Pátria é destruir a principal riqueza do nosso povo, do nosso país!!!
Agência
Ainda sobre o quesito dicas, queixas e observações há quem reclame da atual peça Publicitária da Câmara Municipal, formado por um texto curto num jingle que misture infantilidade e padrão em desacordo com uma Câmara Municipal.
Jingle
Estranho ouvir no rádio “Para uma Cidade Legal conte com a Câmara Municipal”, num tom e melodia que crianças de 5 anos fariam com certeza melhor!!!
TV
E o Legislativo conta agora com a sua TV Câmara, gerenciada por uma Produtora do Litoral Sul, que além de matérias, faz a cobertura das Sessões, sejam elas Ordinárias, Extraordinárias, Solenes e Audiências Públicas.
Pauta
O estranho é que recebemos informações, checadas nas Redes Sociais, que o Jornalismo da Produtora fala de diversos assuntos, porém na proporção menos sobre a Câmara em si.
Esta foi a coluna dedicada ao melhor uso do nosso bendito e querido Português!!!