O Prefeito eleito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior anunciou na manhã de ontem, num hotel da cidade o seu Staff para o quadriênio 2017/2020. Com todas as ressalvas o anúncio oficial é o retrato fiel do que será o próximo governo no município.
Acotovelados numa sala pequena e calorenta que garantia conforto apenas para os futuros Secretários, a coordenação do Prefeito Eleito, os Vereadores presentes e os Jornalistas, o recinto teve uma audiência maior de correligionários, amigos, admiradores e os chamados “observadores”, o que resultou num pequeno desconforto aos presentes. O evento tomou um tempo ainda maior, quando os não jornalistas resolveram fazer perguntas ao invés dos profissionais do ramo.
É bom salientar que segundo informações obtidas muitos dos escolhidos tem prazo de validade determinado, ou seja, ficarão a frente de suas Secretarias por pouco tempo, pois batalharam durante a campanha e precisavam ser atendidos, o que significa serem exonerados após 2 ou 3 tarefas Herculanas que não poderão cumprir, mantendo as boas relações sem qualquer desgaste.
Ainda segundo o Prefeito Eleito, todos os Secretários farão uma Imersão em São José dos Campos hoje – terça e amanhã – quarta-feira, para entrarem em sintonia visando administrar a cidade a partir de 2 de janeiro. Não foram anunciados o nome do futuro Secretário de Obras Públicas e os Presidentes da Fundacc e CaraguaPrev e houve a fusão das Secretarias da Fazenda com Administração.
Como já citamos a nomes bem escolhidos e outros nem tanto e aqueles que nunca alguém imaginaria escolher. Vamos a lista pela ordem de anúncio. Nada a comentar sobre a nomeação da Primeira-Dama. O Fundo Social de Solidariedade é um cargo figurativo que tradicionalmente é exercido pelas esposas dos Prefeitos, cabendo mais a equipe de trabalho do que propriamente a esposa em si. Não podemos esquecer que esta função depende em muito do que a mesma pasta realizar na capital do estado.
A Chefia de Gabinete foi a primeira boa escolha do novo governo. Marcos Freire tem larga experiência no ramo, seja no passado na Prefeitura, seja na Câmara Municipal. Estima-se que seu equilíbrio e comportamento de monge se mantenham quando os problemas e as crises surgirem.
A Assessoria Parlamentar é a função de ligação. Assim como o Vereador é o elo de ligação entre o Povo e o Executivo, a função é o ponto que liga a Vereança ao Prefeito. Estranha-se apenas a nomeação de Juarez Pardim, Vereador inelegível que exerceu função na Coordenação da Campanha do hoje Prefeito Eleito, pois a partir da assinatura de sua nomeação, o Prefeito estará desrespeitando a Emenda à Lei Orgânica nº 47, de 22 de agosto de 2012, de autoria do Vereador Pedro Ivo, que acrescenta o artigo 210-A a citada lei, proibindo inelegíveis de exercer cargo na Prefeitura. No caso, que valerá a partir da sua nomeação, Pardim está inelegível desde 2012 e com sentença em 2013 pela Lei Complementar 64/90 – artigo 1º, letras I e G, perfazendo uma proibição de 8 anos.
A nova Secretaria de Gestão Administrativa, que irá unir Fazenda e Administração, questões diferenciadas e correlatas que merecem gestão específica e em separado, será gerida pelo Advogado Ricardo Suñer Romera Neto. Estima-se que possa gerir esta nova fusão, que lida com assuntos delicados e de extrema importância na Administração Pública.
O Advogado Sandro Albok será o novo Secretário de Assuntos Jurídicos. Causídico conhecido na cidade e da campanha do Prefeito Eleito terá com trunfo o fato de encontrar uma equipe formada e já tarimbada de Advogados concursados quanto a gestão dos processos passados e futuros, além da orientação ao Prefeito. Esta é uma Secretaria que não tem trégua ou descanso, pois o número de processos é sempre grande.
Assim como foi com o pai, o ex-Prefeito Aguilar, o filho Prefeito eleito nomeou também Maria Luiza Baracat para a Comunicação. A partir do ano que vem o passado se repete, pois pouco e nada representativo se fez frente a pasta há 8 anos, a ponto do Prefeito Pai ter declarado na campanha de 2008 que nada fez em termos de Comunicação. Em suma não se deve esperar muito agora da indicada, que não é jornalista de formação e não dispõem do preparo e experiência necessárias, pois este é um setor que depende mais da chefia do que propriamente da equipe.
Jonas Fontes será o novo Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania. Membro da equipe na gestão que se encerra espera-se que use tudo que aprendeu ao longo do período que por lá esteve. O Professor Ricardo de Lima Ribeiro terá a difícil tarefa de gerir a Educação na cidade. Diretor da Fatec em São Sebastião e ex-Secretário de Turismo há 8 anos quando foi o autor de um único evento – Caraguá a Gosto, foi o único nomeado a receber a informação com extrema alegria, a ponto de ir agradecer ao Prefeito Eleito como se não soubesse que seria nomeado. Não se deve esquecer que a Educação do município é bem maior do que a Fatec na cidade vizinha.
Para os Esportes foi indicado o atual Vereador e não reeleito Wenceslau “Lelau” de Souza Neto. Indicação meramente política por força de acordo quando do seu apoio a candidatura do Prefeito Eleito. Exerceu a mesma função durante a gestão 2005/2008. Outra estranheza se deu quando da nomeação de Carlos Cogo para a Secretaria de Governo. Empreiteiro, político com passagens e apoios em diversos partidos e candidatos o indicado não tem qualquer experiência no setor, com a sua indicação vindo obviamente pelo fato de ser o dirigente do partido que indicou o Vice-Prefeito eleito.
O sangue novo desta gestão atende pelo nome de Marcel Luis Giorgeti, filho de professora e de comerciante renomado da cidade de onde resultou a sua indicação, além de neto do ex-Prefeito Sílvio Careca, um dos mais elogiados na história política da cidade para a Secretaria de Meio Ambiente. Engenheiro formado com pouca experiência no ramo terá na Secretaria o trabalho de maior vulto na sua carreira. Resta saber se irá aguentar a pressão dos “Leões” que cercam e frequentam a pasta e que ao invés de ser direta, poderá vir de cima.
Quanto a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Giovana Pacelli Capucho é outra novidade. Desconhecida no meio político é advogada com cursos de extensão na área da pessoa com deficiência, não tendo em seu currículo qualquer ação direta no assunto.
Para a Secretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação a indicação de Márcio Jorge Pereira Silva vem do seu apoio à campanha do Prefeito eleito. Com passagens em vários setores da Administração Pública é também um nome oriundo dos quadros de Servidores Públicos. O Fisioterapeuta Amauri Toledo já administrou a Santa Casa de Caraguatatuba e de Ubatuba e foi indicado para a Secretaria de Saúde pela experiência adquirida no setor. Com certeza será a maior batalha de sua vida, pois a Saúde é o setor mais delicado e complicado da Prefeitura.
Assim como o filho pródigo, o Radialista e ex-Secretário de Serviços Públicos Roberti Costa retorna ao cenário da política local, sendo indicado para o mesmo setor. Pode-se dizer que é o nome mais graduado dentre os indicados.
Outro que retorna é o Vice-Prefeito eleito Campos Júnior, para a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, cargo que ocupou na atual gestão e que lhe valeu críticas dos componentes da pasta e da atual administração. Ainda falando em retornos, Cristian de Souza retorna a Secretaria de Turismo, cargo que ocupou na atual gestão e saiu por causa de desavenças políticas com o atual Prefeito. Quando Secretário era chamado pela imprensa de “O Secretário me Ensina como Faz”, pois toda vez que era inquirido sobre um projeto ou evento alegava desconhecer e pedia que o ensinasse como fazer.
A Secretaria de Urbanismo será ocupada por José Ricardo Gaspar. Engenheiro civil formado pela Poli já exerceu função no passado como Secretário de Turismo e Presidente da Fundacc. A sua formação principal garante a ele conhecimento e desempenho no setor. Outro destaque é para a Secretaria de Informática, que terá Josemar Vieira Pereira como secretário. Conhecedor do assunto e Caiçara Nato não deverá ter problemas ou dúvidas para gerir a pasta. Finalizando o Secretário de Obras Públicas ainda não foi indicado, o que deverá ser feito em breve.
Como dissemos o staff do futuro Prefeito retrata bem a face do próximo governo, que terá muito o que fazer, principalmente com os preteridos, que ao final do evento de hoje, reclamavam e criticavam pelo recinto e na rua os indicados e os não indicados. Mas isso é assunto para um próximo texto.