A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA

Assessoria de Imprensa

Qual a importância de uma Assessoria de Comunicação??? Para alguns que estiverem lendo este texto à importância deverá ser mínima, mas para os empresários dos vários ramos do comércio e prestação de serviço, a importância é total, ou melhor, deveria ser total.

O que mais acontece nos dias de hoje é pedir auxílio a um profissional de comunicação em tempos de crise e esperar dele, assim como se espera de um anjo da guarda na hora do martírio ou do bombeiro na hora do incêndio, a salvação plena e total. Ledo engano leitor, se Assessor de Comunicação fosse bombeiro vestiria roupa de lona especial e andaria de carro vermelho, com uma sirene estridente e voando pelas ruas e avenidas da cidade. Pior ainda, se fosse anjo faria você, incauto empresário prestar contas ao criador por tamanho pecado cometido.

Já que citei os momentos de crise, é bom dizer que ter um Assessor de Comunicação, mesmo para consultas esporádicas é o melhor caminho para ter momentos de crise mais agradáveis, ou melhor, ainda, não ter os famigerados momentos de crise. Não estou exagerando quando digo que você, empresário do comércio ou prestador de serviço, deve consultar sempre um Assessor de Comunicação ou especialista em Comunicação Empresarial para qualquer ação que for tomar, das mais simples a mais complexa. Com certeza você evitará momentos de crise que possam resultar em prejuízos ou perdas difíceis de recuperar. Obviamente digo que a consulta ao Assessor de Comunicação deve ser feita para assuntos ligados ao Marketing, a Promoções, novos produtos, reformas estruturais, aquisição de filiais e padronização visual, de atendimento e produtos vendidos nas unidades sob sua administração.

Tirando de lado os momentos de crise vamos falar sobre a importância de um Assessor de Comunicação para a melhor gerência de seus negócios. Sem falsa modéstia, toda e qualquer ação que resulte em lucro, merchandising, na divulgação do seu nome ou da sua empresa e no comentário entre clientes e concorrentes deverá e obrigatoriamente passará pelas mãos de um Assessor de Comunicação ou especialista em Comunicação Empresarial.

Vamos colocar em prática algumas dúvidas. Você tem uma prestadora de serviços do ramo da estética, está trabalhando em local alugado e conseguiu enfim comprar uma casa para si. Maravilha!!! Mas como fará a mudança de endereço, ou melhor, como irá avisar seus clientes sobre a mudança??? Outro caso é do médico que trabalha na forma de condomínio numa clínica e por uma desavença, resolveu mudar-se de local. Obviamente a briga foi feia e por falta de ética ou de educação, o senhorio não informa a nenhum de seus clientes sobre a sua saída ou o novo endereço. Este é um caso sério, pois somente os clientes que terão consulta após a data da mudança é que saberão do novo local, pois a sua secretária irá ligar para confirmar a vinda. Que rebuliço!!!

Se depois disso tudo você pensou em contratar um Assessor de Comunicação para fazer isso, começou a entender o texto e a entrar no espírito do assunto. Mesmo sendo um trabalho de RP (Relações Públicas), o Assessor de Comunicação irá fazê-lo, seja por telefone, por e-mail ou carta, sem contar que dependendo da verba, ainda anunciará na mídia impressa ou na rádio local. O empresário ou empreendedor poderá estar pensando que ele mesmo poderia fazer isso. Outro grande engano!!! Você não tem tempo para isso e muito menos paciência, pois o seu trabalho é vender e negociar preços com os clientes e o trabalho do Assessor de Comunicação é de fazer o seu negócio aparecer para todo mundo da maneira mais fácil e mais em conta para o seu bolso.

Assim como médico não constrói prédio e advogado não passa receita, a divulgação de um negócio ou empresa cabe ao Assessor de Comunicação. Pense nisso com carinho antes de chamar um profissional de comunicação achando que ele é anjo ou bombeiro.