ADEQUAÇÕES A UMA NOVA VIDA

Homem Tarefa Moderna 6

Nascemos e somos acostumados a regras, tradições, costumes, dogmas e ações repetitivas diariamente. De uma hora para outra precisamos modificar tudo que fazemos há anos. É a hora de se adequar, transformar, reprogramar, em todos os níveis, em todos os sentidos, de todas as maneiras.

Atualmente as famílias são tanto patriarcais como matriarcais. Explicando melhor, o pai é o chefe da família, mas não faz nada sem ouvir sua cara metade, ou seja, a esposa ou companheira. Sendo assim o casal divide entre si a responsabilidade das decisões, das diretrizes e os rumos que a família irá tomar.

Mas o que acontece quando a família toma um novo rumo, dá uma reviravolta e modifica tudo que é feito ao longo dos anos? É a hora de se adequar, ou melhor, se readequar e trabalhar um novo ritmo. É a hora de aprender a fazer sozinho o que fazia acompanhado e como tudo muda rapidamente, a adequação se modifica profundamente.

Vejamos um caso simples, o qual tem uma alta porcentagem e está na moda atualmente. Estou falando de Divórcio e do homem que passa a viver sozinho ou tendo que fazer tudo que antes repartia ou quem fazia era ela.

Dando início a nova vida vamos falar de lavar roupa. Neste caso as adequações falam em produtos como amaciante, dosagem do sabão líquido, tempo de espera no molho, uso do tira mancha, separação das roupas brancas e coloridas, dentre outros. A satisfação é ver a roupa cheirosa, limpa e macia ao final da lavagem e a preocupação é verificar se a mancha saiu, se alguma roupa de cor não manchou alguma roupa branca e se a máquina está funcionando perfeitamente. Escrevo isso porque a minha está enroscando na hora de ligar e liberar a água.

Homem Tarefa Moderna 5

Depois da roupa lavada vamos falar, ou melhor, escrever, sobre as compras no supermercado. Sou um cara extremamente preguiçoso. Não nego ficar escrevendo na madrugada, ou ligando para as pessoas a qualquer hora que seja para ouvir sua posição sobre determinado assunto. Fico escrevendo o dia inteiro, mas não me peça para fazer compras picadas, um pouco em cada Supermercado, ir a Feira durante a semana ou fazer compras duas vezes na semana. Tendo em vista a minha atual situação, civil e econômica, me organizei para fazer compras para o período semanal, ao contrário das tradicionais compras mensais, quando a família era um trio.

Penso que dentre as adequações as compras, semanais ou mensais são o mais duro e difícil de fazer e aprender. Ao iniciar siga algumas regras: Escolha sempre o mais barato ou se vai preferir a maior qualidade com o preço mais alto. Ás vezes o mais barato é consumir produto sem qualidade e pagar mais caro é reduzir a quantidade de compra, porém com mais qualidade a sua mesa. Veja que alguns produtos você pode comprar o mais barato, pois escolher preço é pagar a marca e não a qualidade do produto.

Outros produtos você terá mais benefício se comprar solto, ou seja, não comprar nas embalagens industriais, como Queijo Parmesão, Champignon, Cereja, Azeitona, etc. Como você percebe isso??? Verifique o preço do produto na forma industrializada, veja o valor do produto e o seu respectivo peso e multiplique até chegar ao quilo. Fazendo a conta você compara. Outro exemplo é o tomate cereja. Geralmente são 3 as embalagens; 200, 300 e 400 gramas. Veja o preço de cada uma e multiplique até chegar no quilo, respectivamente 5 vezes, 3 vezes e um terço e 2 vezes e meia.

Muito bem, depois que você aprendeu a lavar roupa e a fazer compras semanais chegou a hora de cozinhar. Para iniciar esta etapa você precisa definir se a comida será apenas para você ou se mais alguém vai comer junto. Como já me identifiquei como um preguiçoso contumaz imagine se eu fico a cozinhar diariamente. De maneira alguma!!! Cozinho uma vez só e fico esquentando no microondas até acabar e só a partir daí é que volto para o fogão. Para se ter uma idéia a salada é feita no domingo e dura a semana toda, devidamente refrigerada e protegida, isso porque faço minhas refeições sozinho, mas tenho sempre um plano B na manga, quando mamãe resolve ficar em casa e almoçar comigo.

É bom lembrar que as adequações tomadas são decisões únicas, de cada pessoa, ou seja, a decisão que eu tomei pode não ser a melhor decisão para você e vice-versa. Ao mesmo tempo as decisões podem ser revertidas e você voltar a velha vida ou mudar novamente, para outro tipo de vida.

O que importa sempre é saber se adequar!!!!

Homem Tarefa Moderna 8