Bastidores Políticos 28

Vice-Prefeito ganha o Meme de “Poste 2” !!! A Política Partidária, além de ser importante, quando feita com respeito ao povo, é também motivo de piadas, gracejos e os famosos Memes. Na coluna de hoje abordamos o primeiro e mais novo apelido dado ao Vice-Prefeito José Ernesto Ghedin Servidei, a mais nova sensação nos corredores do poder na cidade!!!

 

Meme

Esta é a mais nova expressão dada a quem recebe um apelido, a quem vivencia algo marcante ou participa de uma ação que será lembrada por todos e por muito tempo. Costuma-se dizer “Virou Meme!!!”.

 

Vice

Vice é o termo dado a quem está em segundo no comando, na gerência ou gestão de um estabelecimento, instituição civil ou militar. A função de Vice entra em uso quando o titular falta, falece ou precisa se ausentar.

 

A Função

A função de Vice, principalmente na Política Brasileira sempre foi figurativa, proforma, apenas para cumprir exigência da Lei Eleitoral, que obriga o registro de alguém abaixo da figura do Prefeito, do Governador ou do Presidente.

 

Humor

No passado ninguém admitia ser indicado para o cargo de Vice, pois se achava superior e merecedor de ser o titular. Jô Soares, no seu programa ‘Viva o Gordo’ brincou certa vez: “Vice eu não sou, se não puder ser Jairzinho, Cafuringa é que não serei!!!”.

 

Porém

Mas, desde a Eleição indireta de Tancredo Neves a função do Vice começou a ganhar destaque, o seu devido valor. Com a morte de Tancredo e a posse de Sarney, ser indicado como Vice tem uma grande notoriedade.

 

Caraguá

Em Caraguá, assim como em todo o país, a função de Vice foi figurativa também, com Vices famosos e muito conhecidos, que não ocuparam o cargo, porém ajudaram os titulares, os Prefeitos a ganhar a eleição.

 

Professor

O Professor Lúcio Jacinto foi o Vice de Jair Nunes. Distinto, sábio e muito bem relacionado foi um grande nome da política local.

 

Ubaldo

O empresário Ubaldo Gonçalves foi outro grande nome como Vice, na chapa vencedora com o finado Bourabeby. Empresário do ramo financeiro, emprestou o seu nome para o Furacão da Mantiqueira governar a cidade.

 

Bagre Pai

Sim, ele mesmo!!! Bagre Pai, o ex-Prefeito José Pereira de Aguilar foi Vice de Antonio Carlos da Silva nas gestões de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004.

 

Exigência

Lembro bem que naquele ano de 1996, Bagre Velho detinha o poder político na zona sul da cidade e Antonio Carlos viu, através de Pesquisa de Opinião, que seria necessário ter o Velho Bagre na sua chapa, para poder vencer o pleito.

 

Briga

A briga foi grande, nervosa, árdua e desgastante, pois o PSDB na época queria chapa pura e Bagre Pai estava em outra legenda. No final das contas o Jurássico Bagre uniu-se a Antonio Carlos para vencer a eleição.

 

Dentista

O Dentista e ex-Vereador José Dias Paez Lima foi o Vice de Bourabeby na gestão de 1989 a 1992 e sua indicação veio da sua força política na época, como um dos Vereadores mais atuantes da Câmara naqueles anos.

 

Assumiu

Bagre Velho chegou a assumir a Prefeitura por 2 vezes, com direito a Sessão de Posse na Câmara e a receber correligionários no gabinete.

 

Aceitou

Mas toda esta pompa e a chance de governar a cidade mesmo que por um curto espaço de tempo não impediram que como Vice, fosse manipulado e aceitasse as exigências do titular.

 

Esta coluna tem continuação, basta acompanhar e se deleitar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo