BLOGUEANDO 06 – ABR – 2015

Bloguear 1

Exposição

A Fundacc apresenta até o dia 4 de maio, no Fórum Federal de Caraguatatuba, a exposição de artesanato “Mestres da Fibra”. Os artesãos do município, Altina da Silva Santos, Anivaldino Lemes da Costa, Emílio Santana, Jonatas Campos Bueno, Josevandro Miguel dos Santos, Luana Kogus, Maria do Nascimento Santana, Paulo Frugoli dos Santos, Ronaldo Vidal e Sandra Maria Cardoso Pires expõem a arte do trançado em suas obras produzidas com as diferentes fibras naturais encontradas na região do litoral norte paulista. A entrada é franca e a classificação é livre.

Local
A mostra pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h no Fórum Federal de Caraguatatuba, que está localizado na Rua São Sebastião, nº 39, no Centro.

Virada Cultural

O Governo do Estado de São Paulo anunciou as principais atrações musicais da 9ª edição da Virada Cultural Paulista nos 23 municípios participantes. Em Caraguatatuba, a Virada será realizada nos dias 30 e 31 de maio e já estão confirmadas Banda Eddie, Brothers of Brazil, Flávia Bittencourt, Ira! e Projota.

 

Datas

A Virada Cultural é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com as Prefeituras envolvidas, com o SESC-SP e com o MIS – Museu da Imagem e do Som. O evento será promovido em dois fins de semana: 11 cidades nos dias 24 e 25 de maio e 12 nos dias 30 e 31 de maio.

Razão

A divisão do evento teve início no ano passado e permitiu a maior participação do público, assim como dos artistas, que puderam se apresentar em até quatro cidades.

A diversidade, característica da Virada, dá o tom da programação, mesclando nomes tradicionais às tendências que marcam a pluralidade do cenário musical brasileiro.

Mudanças

Além disso, nessa edição, a Secretaria da Cultura do Estado visa ampliar a participação dos municípios na configuração dos palcos internos, com o objetivo de garantir maior visibilidade para a produção local e integrar também os palcos paralelos à programação oficial, tornando o evento cada vez mais abrangente.

Crimes

A Secretaria de Segurança Pública divulga os indicadores criminais do Estado referentes ao mês de fevereiro.

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte apresentou redução em praticamente todos os indicadores controlados pela Secretaria de Segurança Pública no período compreendido entre os meses de janeiro e fevereiro, se considerados os mesmos meses de 2014:

Redução 1

Os furtos apresentaram uma redução de 13,8%, com 639 casos a menos. Há vários anos esse indicador vem apresentando quedas em nossa Região.

Redução 2

Os furto de veículos também apresentaram uma redução de 1,3%, com 8 casos a menos.

Redução 3

Os crimes de roubo não fugiram a regra e tiveram uma redução de 13,1%, com 235 casos a menos.

Redução 4

O mesmo ocorreu com os roubos de veículos, onde a redução foi de 23,2%, com 101 casos a menos.

Redução 5

Um dos mais traumáticos crimes existentes, o de latrocínio, roubo seguido de morte, apresentou redução de 40%. Nos primeiros meses de 2014 foram registrados 5 casos, contra 3 neste ano.

Estáveis 1

Em contrapartida alguns indicadores permaneceram estabilizados no período, como estupro que manteve-se estável com o registro de 81 casos nos primeiros meses tanto no ano de 2014 como no ano de 2015.

Estáveis 2

O mesmo ocorreu com o roubo a banco, com o registro de 01ocorrência em dois meses, para ambos os anos.

Acréscimo

Mas no mundo do crime e daqueles que desejam manter a lei a ordem nem tudo são flores, com dois dos nove indicadores ainda apresentaram variação negativa.

Acréscimo 1

Os roubos de carga apresentaram um caso a mais em relação a 2014, com o registro de 12 ocorrências dessa natureza nos dois primeiros meses de 2015.

Acréscimo 2

Os homicídios, crime mais difícil de conter e reduzir sua quantidade e porcentagem teve cinco registros a mais dessa ocorrência nos dois primeiros meses do ano em relação a 2014. Com 32 casos em janeiro e 36 em fevereiro, o bimestre fechou com 7,9% mais casos em relação ao mesmo período do ano passado.

Ampliação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou nova modalidade de garantia para o Fundo Garantidor para Investimentos – BNDES FGI. Nela, passa a ser permitido que micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e microempreendedores individuais também contratem garantias para operações com recursos de outros bancos.

Indicadores

A Secretaria de Segurança Pública também divulgou os indicadores operacionais da Região:

– 254.778 abordagens realizadas;

– 192 armas de fogo apreendidas;

– 557 veículos recuperados;

– 632 ocorrências de tráfico de entorpecentes;

– 297,4 Kg de drogas apreendidas

– 2.209 pessoas presas ou apreendidas em flagrante ou por mandado.